Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/599
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Contribuições da modelagem matemática para a formação do senso investigativo na EJA
metadata.dc.creator: ALVES, Andréia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: BRAGA, Roberta Modesto
Issue Date: 5-Mar-2018
Citation: ALVES, Andreia de Oliveira. Contribuições da modelagem matemática para a formação do senso investigativo na EJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/599. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o ensino de Matemática via Modelagem Matemática com uma turma de 4ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Santa Isabel do Pará. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como a modelagem matemática contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática na EJA, nesta cidade. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, para a coleta de dados adotou-se a aplicação de questionários somados aos registros da atividade dos alunos. A experiência com a modelagem na EJA resultou em algumas contribuições, destaca-se a interação entre professora-pesquisadora e alunos, a motivação, interação e participação em grupo, facilidade na compreensão dos conteúdos, desenvolvimento da capacidade do aluno de solucionar problemas e do senso investigativo. A partir dos resultados concluiu-se que a Modelagem Matemática é uma forma para ensinar e aprender matemática, uma vez que contribui para o ensino e aprendizagem do aluno facilitando a compreensão da realidade que o cerca ao mesmo tempo em que estimula habilidades no aluno para investigação.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Modelagem matemática
Educação de adultos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ContribuicoesModelagemMatematica.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons