Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/597
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação da altura do leito de sinterização de finos de minério de ferro em um reator vertical de leito fixo para a produção de sínter
metadata.dc.creator: DANIEL, Brenda Thayssa Figueira
metadata.dc.contributor.advisor1: NEVES, Alacid do Socorro Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SOUSA, Daniel José Lima de
Issue Date: 24-Jul-2018
Citation: DANIEL, Brenda Thayssa Figueira. Avaliação da altura do leito de sinterização de finos de minério de ferro em um reator vertical de leito fixo para a produção de sínter. Orientador: Alacid do Socorro Siqueira Neves. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/597. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho possui como objetivo a realização do processo de sinterização de finos de minério de ferro, moinha de carvão vegetal e adições, em três alturas, de um Reator de Leito Fixo e analisar os parâmetros do processo, bem como o desempenho do equipamento e a qualidade do sínter produzido. O referido processo tem como finalidade, a produção de um sínter para o processo de redução em altos-fornos. A resistência mecânica do sínter dependerá da quantidade e da composição da mistura de sinterização. Deste modo, os produtos obtidos foram caracterizados através de análises em DRX, MEV, EDS e FRX, submetido a testes de tamboreamento. Ao final pode-se afirmar que a melhor altura alcançada no leito de sinterização, dentre os três estudos aqui realizados, o Sínter 2, com a altura de 45 cm, obtive-se resultados satisfatórios, em temperaturas reais de sinterização e consequentemente gerando sínteres com boa qualidade para uma produção em planta piloto.
Abstract: The objective of the present work is to perform the sintering process of iron ore fines, charcoal mill and additions, in three heights, of a Fixed Bed Reactor and to analyze the process parameters as well as the performance of the equipment and the quality of the sinter produced. Said process has the purpose, the production of a sinter for the reduction process in blast furnaces. The mechanical strength of the sinter will depend on the amount and composition of the sintering mixture. In this way, the products obtained were characterized by analyzes in DRX, MEV, EDS and FRX, submitted to tumbling tests. At the end, it can be stated that the best sinter bed height achieved, among the three studies carried out here, Sínter 2, with a height of 45 cm, obtained satisfactory results in real sintering temperatures and consequently generating sinters with good quality for pilot plant production.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA EXTRATIVA
Keywords: Sínter
Sinterização
Reator de Leito Fixo
Fino de Minério de Ferro
Sintering
Fixed bed reactor
Fine of iron ore
Charcoal coal
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Ciência e Tecnologia - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AvaliacaoAlturaLeito.pdf3,5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons