Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/587
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Experimentações e prática no ensino de química : construindo saber químico escolar a partir de uma aprendizagem significativa
metadata.dc.creator: LIMA, Diego Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Marcio Rogério da
Issue Date: 2018
Citation: LIMA, Diego Souza. Experimentações e práticas no ensino de Química : construindo saber químico escolar a partir de uma aprendizagem significativa. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/585>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Ensino de Química tradicionalmente tem se limitado a mera reprodução de conceitos, em que a Ciência se constitui inacessível à sociedade. O conhecimento científico assim abordado limita-se ao cientificismo-acadêmico, não explorando a capacidade de reflexão dos alunos como construtores do conhecimento, carecendo de significado e aplicabilidade. Este trabalho baseou-se em nossas vivências de estágio, realizados na disciplina de Química e objetiva, diante da recusa ao Ensino de Química, discutir a realização de experimentações e aulas práticas como caminhos que norteiem uma aprendizagem significativa na disciplina, além de refletir sobre o papel do docente como mediador das situações de aprendizagem. No decorrer dos estágios, buscamos realizar experimentações e, diante das diferentes realidades e especificidades dos sujeitos envolvidos, aulas práticas que ao tratar os alunos como construtores de sua própria aprendizagem, permitiram-nos mediar às situações rumo a uma aprendizagem significativa. Assim, ao considerarmos que a prática docente se constrói no decorrer de sua carreira, concluímos com este trabalho que as experimentações e aulas práticas podem nortear os sujeitos envolvidos rumo a uma aprendizagem significativa, a fim de descortinar caminhos que possibilitem que o conhecimento científico-químico realmente se construa no espaço escolar.
Abstract: The Teaching of Chemistry has traditionally been limited to mere reproduction of concepts, in which science becomes inaccessible to society. The scientific knowledge thus addressed is limited to scientific-academic, not exploring the ability of students to reflect as builders of knowledge, lacking meaning and applicability. This work was based on our internship experiences, carried out in the discipline of Chemistry and objective, in view of the refusal to Teach Chemistry, to discuss the realization of experiments and practical classes as ways to guide a meaningful learning in the discipline, besides reflecting on the role of the teacher as mediator of learning situations. In the course of the stages, we seek to carry out experiments and, given the different realities and specificities of the subjects involved, practical classes that, in treating students as constructors of their own learning, allowed us to mediate situations towards meaningful learning. Thus, when we consider that the teaching practice is built during the course of his career, we conclude with this work that the experiments and practical classes can guide the subjects involved towards meaningful learning, in order to uncover ways that enable scientific-chemical knowledge really be built in the school space.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Keywords: Química - Ensino
Experimentos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ExperimentacoesPraticasEnsino.pdf726,71 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons