Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/581
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA
metadata.dc.creator: CONCEIÇÃO, Edilson Araújo da
metadata.dc.contributor.advisor1: MAIA, Patrícia Ribeiro
Issue Date: 2017
Citation: CONCEIÇÃO, Edilson Araújo da. A prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada na Escola Santa Terezinha, no município de Castanhal–PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/581. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a prática docente no processo de ensino e aprendizagem em turma multisseriada em uma Escola Municipal de Castanhal-Pa. Especificamente, pretendeu-se demonstrar que a Educação do Campo surgiu como movimento social de luta em prol de garantir aos sujeitos do campo uma educação de qualidade, e que ao longo de sua história conseguiu importantes conquistas no sentido de garantir esse direito nas politicas e documentos educacionais do Brasil, além de constatar que o trabalho do professor em turma de multisserie caracteriza-se por ensinar sujeitos em idade, series e níveis de desenvolvimento educativo diferentes, tornando a prática pedagógica um desafio constante, haja vista a existência de outros fatores dentro e fora de sala de aula que influencia negativamente o trabalho docente. A vista disso, os dados desta pesquisa foram obtidos através de entrevista semiestruturada com a docente e de observações de sua prática, e foram analisados a partir da fala da professora entrevistada, das observações e das discussões de autores como Zabala (1998), Zóboli (2009), Libanêo (1994) e outros. Os resultados indicaram que a prática da professora da turma multisseriada ocorre de acordo com as perspectivas, realidade e desafios da educação do campo, pois evidenciamos a necessidade de acompanhamento técnico, pedagógico e humano tanto para a professora quanto para os alunos da turma de ensino multisseriado. Desse modo, ressaltamos que as poucas publicações e discussões sobre turma multisseriada no âmbito nacional e municipal configurou-se uma problemática para a construção e embasamento teórico deste trabalho.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Prática de ensino
Educação rural
Educação do campo
Aprendizagem
Castanhal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticaDocenteProcesso.pdf929,44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons