Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/579
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Um “olhar” sobre a formação docente via curso de pedagogia Parfor e a ressignificação da prática pedagógica
metadata.dc.creator: FERREIRA, Cássia Felícia de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Maria Edilene dos Santos
Issue Date: 28-Apr-2017
Citation: FERREIRA, Cássia Felícia de Sousa. Um “olhar” sobre a formação docente via curso de pedagogia Parfor e a ressignificação da prática pedagógica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/579. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como principal intuito de abordar a formação dos professores no Brasil, tomando como suporte de análise o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Esta é uma pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e de campo. Como referencial teórico embasou-se em Libâneo (1995); Lima (2011); Pimenta (1999/2002); Candau (1983) e Nóvoa (1995) entre outros aportes. As considerações foram tecidas em torno das leituras sobre formação de professores e nas entrevistas realizadas com algumas professoras-alunas do PARFOR/Pedagogia do Campus da Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA) e apontaram para necessidade de ampliação de um maior estudo sobre as atuais políticas de formação de professores.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal. Faculdade de Pedagogia
PARFOR
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_OlharFormacaoDocente.pdf438,08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons