Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/575
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A participação da família na turma de 4º ano do ensino fundamental da E. M. E. I e E. F. Graziela Gabriel
metadata.dc.creator: CAVALCANTE, Ana Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Williane Brasil dos
Issue Date: 2017
Citation: CAVALCANTE, Ana Maria. A participação da família na turma de 4º ano do ensino fundamental da E. M. E. I e E. F. Graziela Gabriel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/575. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema “A Participação da Família na turma de 4º ano do Ensino Fundamental da E. M. E. I e E. F Graziela Gabriel”. Objetiva apresentar como ocorre a integração entre família e escola na visão dos pais, educadores e gestora. Destaca-se como problemática a questão, uma vez que se vivencia no dia a dia como docente, a ausência dos pais que é fortemente notada e vem interferindo no processo ensino-aprendizagem das crianças de forma prejudicial no processo ensino aprendizagem.Em detrimento disso, percebe-se que os alunos precisam de apoio da família para o acompanhamento nas atividades escolares. Justifica-se este estudo pelo fato de se acreditar que é importante a família e a escola caminharem juntas em busca de uma educação voltada para garantir o sucesso e a permanência do mesmo na escola. Para tanto, a pesquisa é caracterizada como bibliográfica e de campo. Utilizou-se um roteiro de questionário, aplicados a gestora da escola, ao professor e a quatro pais de alunos da Escola Municipal de E. I. E. F. “Gabriela Gabriel”, na perspectiva de identificar como ocorre a participação da família na escola. Sendo assim, o estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. Na análise realizada, constatou-se que a integração escola e família é imprescindível, pois a família, como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo, deve promover juntamente com a escola uma parceria, uma boa relação dialógica, a fim de contribuir no desenvolvimento integral do aluno. Isso se constatou na fala dos entrevistados que foi unanime. Assim, acredita-se que a integração entre a família e a escola pode ser considerada, senão a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem dos educandos. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de uma melhoria no ensino-aprendizagem. Portanto, a escola necessita de pais presentes, que se envolvam no processo escolar de seus filhos, que sejam a base e apoio no processo educacional deles.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Escolas municipais
Escolas - Participação dos pais
Família
Castanhal (PA)
Aprendizagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ParticipacaoFamiliaTurma.pdf675,41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons