Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/567
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Implantação de melhoria no sistema de recomposição de óleo do sistema de acionamento do distribuidor de regulação de velocidade de um gerador hidráulico
metadata.dc.creator: CRAVO, George Rodrigo Leal
metadata.dc.contributor.advisor1: GRANHEN, Ewerton Ramos
Issue Date: 19-Dec-2014
Citation: CRAVO, George Rodrigo Leal. Implantação de melhoria no sistema de recomposição de óleo do sistema de acionamento do distribuidor de regulação de velocidade de um gerador hidráulico. Orientador: Ewerton Ramos Granhen. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/567. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho é apresentado um modelo de controle de nível de pressão utilizando um controlador de processos, empregando uma ação de controle simples e a mais econômica existente. A proposta aqui apresentada visa a implantação de uma melhoria em um componente do sistema de regulação de velocidade de uma unidade de geração hidráulica de uma usina hidrelétrica. O antigo sistema utilizava uma válvula detectora de pressão com principio de funcionamento mecânico para verificação da pressão e direcionamento de óleo para tanque ou vaso acumulador conforme a necessidade do sistema de regulação. Porém uma série de defeitos ocorridos nesta válvula com o emperramento de um de seus componentes, indisponibilizava a unidade geradora e gerava custos para a manutenção da mesma, sendo assim, a solução proposta é a implementação de um sistema automatizado de controle e monitoração da variável envolvida. A melhoria busca minimizar problemas de interrupção da unidade geradora e minimização de custos, otimizando o processo e obtendo maior confiabilidade e disponibilidade da unidade geradora. O trabalho também apresenta os estudos realizados para implantação referida, desde a especificação dos equipamentos, definições de programação e a devida migração para o sistema automatizado. É abordado de forma clara a disposição física dos componentes da melhoria e o funcionamento harmonioso entre si.
Abstract: This work presents a pressure level control model using a controller processes, using a simple control action and the most existing economic. The proposal presented here aims to implement an improvement in a component of the speed control system of a drive hydraulic generation of a hydroelectric plant. The old system used a detector pressure valve with a mechanical operating principle for pressure testing and targeting oil tank or vessel accumulator as needed by the system of regulation. However, a number of defects occurring in this valve with the binding of one of its components, indisponibilizava generating unit and generated for the maintenance costs of the same, so that the proposed solution is to implement an automated system for monitoring and controlling the variable involved . Improving seeks to minimize outage problems generating unit and minimizing costs, optimizing the process and getting higher reliability and availability of the generating unit. The work also presents studies for this support from the equipment specification, programming and settings migration due to the automated system. It is addressed clearly the physical layout of the components of improvement and the smooth functioning together.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS
Keywords: Automação industrial
Controle de processo
Reguladores (Máquinas)
Geradores hidrelétricos
Usina Hidrelétrica de Tucuruí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Elétrica - FEE/CAMTUC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImplantacaoMelhoriaSistema.pdf2,84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons