Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/56
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Biblioteca escolar como espaço de desenvolvimento em competência informacional
metadata.dc.creator: GONZAGA, Alcimar de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa
Issue Date: 2017
Citation: GONZAGA, Alcimar de Souza. Biblioteca escolar como espaço de desenvolvimento em competência informacional. Orientador: Williams Jorge Corrêa Pinheiro. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/56. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta uma abordagem de referencial teórico, que teve como base os estudos sobre a Competência Informacional (Information Literacy) e a Biblioteca Escolar, sendo assim uma pesquisa das práticas com ênfase no papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário, com base nos estudos de vários autores pesquisados neste trabalho. Buscou-se compreender o conceito de Competência informacional, desde seus primórdios e da Biblioteca Escolar e os esforços de ampliar, o seu papel dentro das instituições educacionais. Evidencia-se a necessidade de um novo paradigma educacional frente à sociedade atual e à explosão informacional. Procura-se abordar a natureza do trabalho do bibliotecário diante de tantas mudanças. Nesse sentido esse estudo, observou a importância da existência de bibliotecas escolares com profissionais capazes de fazerem mudanças em relação as atividades educacionais voltadas à competência informacional, desenvolvendo assim atividades educacionais, por meio da mediação da informação, a partir de suas políticas educacionais, práticas curriculares e métodos de ensino.
Abstract: It presents a theoretical referential approach, based on information literacy studies and the school library, thus being a research of practices with emphasis on the educational role of libraries and librarians, based on the studies of several authors Researches. We sought to understand the concept of Information Competence from its earliest days and the School Library and the efforts to broaden its role within educational institutions. The need for a new educational paradigm vis-a-vis the current society and the informational explosion is evidenced. It seeks to address the nature of the librarian's work in the face of so many changes. In this sense, this study, observed the importance of the existence of school libraries, with professionals capable of making changes in relation to educational activities focused on informational competence, thus developing educational activities, through mediation of information, from their educational policies, practices Curricula and teaching methods.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Competência informacional
Bibliotecas escolares
Serviços de informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BibliotecaEscolarEspaco.pdf487,46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons