Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/550
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Interação entre texto e imagem por meio do livro físico
metadata.dc.creator: PANTOJA, Monique Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAÚJO, Oderle Milhomem
Issue Date: 31-Jan-2018
Citation: PANTOJA, Monique Costa. Interação entre texto e imagem por meio do livro físico. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/550>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta características concernentes ao livro ilustrado. Apresenta a relação entre o texto (linguagem escrita) e a imagem (linguagem visual) num primeiro momento entre si e, posteriormente no âmbito do livro culminado na existência de nomenclaturas próprias para esta mídia híbrida a saber: livro ilustrado, livro com ilustrações e histórias em quadrinhos. Nota-se a existência de um público diferenciado assim como mais diverso para estes tipos de mídia. No entanto há a preferência pelo e para o público infantil. Reafirma que o produto livro é pensado de acordo com o público-alvo e, devido à multiplicidade do mesmo, faz-se necessário um cuidado maior durante sua construção. Aborda os cuidados a se ter na construção de um livro: o tratamento do texto, realizado no início, e da imagem, realizado no final. Conclui-se que o livro ilustrado onde seus três pilares: o texto, a imagem e o suporte, possuem uma enorme gama de possibilidades de funções e relacionamentos é um objeto de estudo complexo, no entanto, é com frequência tratado com uma literatura simplista e inferior.
Abstract: It aims to present aspects related to the picture book. It presents the types of relationships between the text (written language) and image (visual language); firstly among itself and after inside the scope of the book. The result is the existence of proper nomenclatures for this hybrid media: illustrated book, book with illustrations and comics. It was observed the existence of a remarkable public as diverse as well on these types of media. There are, however, preference to and for children's audience. It reaffirms that the book, as a product, is designed according to the target audience and due to its multiplicity, is required special attention during its building. It is concluded that the illustrated book which holds three pillars: text, image, and repository posses a huge range of possibilities about its functions and relationships; consequently, it is a complex object of study, however, is often treated as simplistic and inferior literature.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Livro ilustrado
Texto-imagem
Editoração
Projeto gráfico
História em quadrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InteracaoTextoImagem.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons