Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/549
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A prática da indexação na biblioteca da Faculdade Católica de Belém: importância do uso de um tesauro especializado em teologia
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Mayra Suellem Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: REDIGOLO, Franciele Marques
Issue Date: 2018
Citation: MONTEIRO, Mayra Suellem Oliveira. A prática da indexação na biblioteca da Faculdade Católica de Belém: importância do uso de um tesauro especializado em teologia. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/549>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trata sobre a prática da indexação na Biblioteca da Faculdade Católica de Belém, onde busca-se evidenciar a necessidade do uso de tesauro especializado em teologia como instrumento de indexação. Realizou-se estudo teórico em linguagem documentária, com enfoque em tesauro, além de explicar o conceito de indexação. A metodologia de pesquisa utilizada é exploratória e está dividida em duas etapas: a primeira etapa consistiu na verificação de instrumentos de indexação existentes que abrangem a teologia, em âmbito nacional e internacional; a segunda etapa se dá no estudo de caso da Biblioteca da Faculdade Católica de Belém para identificar as estratégias de indexação e recuperação da informação sobre teologia. Para a coleta de dados utilizou-se protocolo verbal individual aplicado à bibliotecária e questionários aplicados aos usuários, a análise dos dados foi de forma qualitativa. Observou-se como o uso de vocabulários controlados favorece a especificidade e a precisão da linguagem de indexação, e que para instituições especializadas é viável o uso de tesauro de indexação. Constatou-se que os instrumentos de indexação para a área da teologia são poucos e moderados quanto a especificidade, e que a prática da indexação na Biblioteca, por ser especializada em teologia, apresenta dificuldades para indexar termos autorizados e não possui os instrumentos adequados para representar a informação teológica, de forma que, o grau de especificidade seja apropriado para o nível da instituição e de seus usuários, e consequentemente a recuperação da informação também apresenta falhas quanto a capacidade de precisão, e foi avaliada como nível médio pelos usuários, que apesar não ser alarmante ainda pode melhorar a sua qualidade. Assim, com esta pesquisa pôde-se observar a importância da utilização de instrumento de indexação, como o tesauro especializado que é uma ferramenta propícia, para a qualidade na indexação principalmente em uma biblioteca especializada.
Abstract: It’s about the indexing practice inside Faculdade Católica de Belém’s library, where evidence the need of theology specialized thesaurus is needed as a indexing instrument. A theoretical study in documentary language was carried out, with thesaurus focus, besides explaining the indexing concept. The research metodology used is exploratory and it’s divided in two steps: the fisrt one is about the existing indexing instruments whose embrace theology, nationaly and internationaly; the second step is about the Faculdade Católica de Belém’s library case study in order to indetify the indexing strategies and theology information recovery. For data collecting was used individual verbal protocol applied to the librarian and questionarys applied to users, the data analysis was qualitative. It was observerd as the control vocabulary favors the specificity and the indexing language precision, and indexing thesaurus is viable for specialized institutions. It was found that few are indexing instruments for theology area and moderated by specifity, and the library’s indexing practice, for being thelogy specialized, shows difficulty indexing authorized terms and do not handle suitable instruments for representing theological information, so that the specifity level be appropriate for the institution level and its users, consenquently the information recovery also failure in terms of precision capacity, and was evaluated as medium for its users, that despite not being alarming, could be improved. Therefore, with this research was possible identify the indexing instrument importance, like the specialized thesaurus which is a proper tool, for indexing quality mainly in a specialized library.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Indexação
Tesauro especializado
Bibliotecas especializadas
Linguagem documentária
Biblioteca da Faculdade Católica de Belém
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticaIndexacaoBiblioteca.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons