Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/546
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O bibliotecário como educador no contexto da biblioteca escolar
metadata.dc.creator: CASTRO, Kleiciane Silva de Souza Nogueira de
metadata.dc.contributor.advisor1: CONDURÚ, Marise Teles
Issue Date: 30-Jan-2018
Citation: CASTRO, Kleiciane Silva de Souza Nogueira de. O bibliotecário como educador no contexto da biblioteca escolar. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/546>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Estudo sobre a importância do reconhecimento do bibliotecário enquanto profissional que atua como educador no ambiente da biblioteca escolar suscita novos campos de embate e debate quanto à sua competência informacional e o seu papel de incentivador e facilitador à leitura. A partir disso, admite-se pensar na importância deste profissional da Biblioteconomia atuando em ambiente escolar, pois este é considerado um dos maiores incentivadores da promoção da leitura. Faz-se importante conhecer diferentes definições acerca da biblioteca escolar, seu papel na integração do sistema educacional da escola. Assim, o principal objetivo desta pesquisa é analisar e compreender como o profissional da informação está inserido na educação escolar, sua competência e letramento informacional, seu papel educacional exercido através de práticas de leitura realizadas em ambiente escolar. Desta forma, a pesquisa sobre a importância do bibliotecário no ambiente escolar é de carater qualitativa, exploratória e qualitativa, com forte auxílio da bibliografia disponivel sobre o tema no Brasil. Consideramos assim que a presença do biliotecário escolar é de suma importância para se alcançar um desenvolvimento do hábito da leitura, melhorando o aprendizado dos alunos, dentro e fora do ambiente, práticas que só dão resultados satisfatórios com a realização da parceria entre o professor e o disseminador da informação. Compreendemos, ao fim desta discusão, a respeito da função educadora do bibliotecário escolar, que o mesmo pode ser considerado um educador a partir do momento que em parceria com o corpo docente da escola, realize práticas de letramento, ajudando a melhorar o aprendizado dos alunos.
Abstract: Study on the importance of the librarian’s recognition as a professional who works as an educator in the school library environment raises new areas of conflict and debate as to their informational competence and their role of instilling and facilitating reading. Thereafter it is possible to think about the importance of this professional of librarianship working in a school environment, since this one may be considered one of the greater encourage in reading’s promotion. It is important to know different definitions about the school library, its role in integrating the school's educational system. Thus, the main goal of this research is to analyze and understand how the information professional is inserted in school education, its competence and informational literacy, its educational role exercised through reading practices carried out in a school environment. Then, the research on the librarian’s importance in the school environment is qualitative, exploratory and qualitative character, with strong help of the bibliography available on the subject in Brazil. We consider that the presence of the school librarian is of paramount importance in order to achieve a development of the reading habit, improving students' learning inside and outside the environment, practices that only give satisfactory results with the realization of the partnership between the teacher and the disseminator of information. We understand, at the end of this discussion, about the educational function of the school librarian, that the librarian can be considered an educator once, in partnership with the faculty of the school, performing literacy practices, helping to improve students' learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Bibliotecários
Bibliotecas escolares
Competência informacional
Letramento informacional
Práticas de leitura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BibliotecarioEducadorContexto.pdf881,26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons