Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/prefix/544
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Competências e habilidades precípuas do bibliotecário gestor: entre a teoria e a prática profissional
metadata.dc.creator: MIRANDA, Joctã Gleison Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa
Issue Date: 2018
Citation: MIRANDA, Joctã Gleison Teixeira. Competências e habilidades precípuas do bibliotecário gestor: entre a teoria e a prática profissional. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/544>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta as competências e habilidades que um Bibliotecário deve possuir para gerir uma unidade de informação. Expõe que é necessário um profissional habilidoso e competente para executar tarefas com qualidade. Tem como objetivo geral identificar quais as competências e habilidades que permitem a um bibliotecário desenvolver um bom trabalho de gestão, assim como entender a influência que essa questão tem nos processos e serviços prestados pelas unidades de informação, tendo como cenário a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para alcançar o objetivo realizou-se uma pesquisa exploratória e um extenso levantamento bibliográfico abordando o que seriam competências, habilidades e quais o bibliotecário gestor necessita. Aplicou-se um questionário aos principais gestores da Biblioteca Central para conhecer o nível de formação, suas experiências profissionais, o que entendem como competências e habilidades e quais são necessárias para desenvolver um bom trabalho, assim como as dificuldades encontradas para gerenciar seus setores. Diante da pesquisa realizada, conclui-se que é importante estar sempre se atualizando em suas áreas de atuação, buscando sempre priorizar o usuário, que é a razão de ser de uma unidade de informação.
Abstract: Presents the skills and abilities that a Librarian must have to manage an information unit. Expose that you need a skilled and competent professional to execute tasks with quality. The main objective is to identify the skills and abilities that allow a librarian to develop a good management work, as well as to understand the influence that this issue has on the processes and services provided by the information units, based on the Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA). In order to reach the objective, an exploratory research and an extensive bibliographical survey were carried out, addressing what would be the competencies, abilities and what the librarian manager needs. A questionnaire was applied to the main managers of the Central Library to know the level of training, their professional experiences, what they understood as competences and skills and what they needed to develop a good job, as well as the difficulties found in managing their sectors. In view of the research carried out, it is concluded that it is important to always be updating in their areas of action, always seeking to prioritize the user, which is the reason of being an information unit.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Competências e habilidades
Bibliotecário gestor
Bibliotecas universitárias
Profissional da informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CompetenciasHabilidadesPrecipuas.pdf309,37 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons