Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/541
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA
metadata.dc.creator: PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA, Rubens da Silva
Issue Date: 2018
Citation: PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos. O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/541>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Aborda as percepções dos estudantes de Biblioteconomia sobre a competência informacional. Utiliza a técnica de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Onze estudantes de diferentes turmas de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará participaram do grupo focal. Quatro pessoas foram entrevistadas: O diretor da Faculdade de Biblioteconomia e três estudantes. Analisa os dados pela dimensão ética, estética, política e técnica da competência informacional. Mostra que a dimensão técnica e estética são as mais presentes nas percepções dos estudantes quanto ao conceito e ao papel do bibliotecário nesse tipo de competência. Verifica que os participantes do grupo focal têm dificuldades em perceber o componente político e ético. Conclui que essas dimensões precisam estar mais evidentes na disciplina Leitura e Competência Informacional.
Abstract: It approaches the students' perceptions of Library Science about information literacy. It uses the focus group technique and semi-structured interviews. Eleven students from different classes from Librarianship at the Universidade Federal do Pará participated of the focus group. Four people were interviewed: the director of the Faculdade de Biblioteconomia and three students. It analyzes data by the ethical, aesthetic, political and technical dimension of information literacy. It shows that the technical and esthetic dimension are the most present in students' perceptions regarding the concept and role of the librarian in this type of competence. It notes that focal group participants have difficulties in understanding the political and ethical component. It concludes that these dimensions need to be more evident in the discipline Leitura e Competência Informacional.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Competência informacional
Biblioteconomia
Universidade Federal do Pará (UFPA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BibliotecarioCompetenciaInformacional.pdf806,33 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons