Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/prefix/530
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O design de interiores como instrumento de melhorias na prestação de serviços aos usuários da Biblioteca Central da UFPA
metadata.dc.creator: MARTINS, Camilla dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa
Issue Date: 29-Jan-2018
Citation: MARTINS, Camilla dos Santos. O design de interiores como instrumento de melhorias na prestação de serviços aos usuários da Biblioteca Central da UFPA. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/530>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Ressalta a importância do design de interiores em bibliotecas como um meio de atender mais eficientemente os usuários. Busca identificar, por meio de estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, a satisfação dos usuários com o layout dos espaços e fatores ambientais internos desta unidade informacional, especialmente sobre o hall, referência e salão de leitura. Realiza, mediante pesquisa bibliográfica, o embasamento teórico em temáticas sobre arquitetura e design de interiores e planejamento de unidade de informação. Por meio de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa visou conhecer as avaliações por ambiente e por fatores ambientais, tal pesquisa foi efetivada mediante uso de questionário estruturado aplicado aos discentes na biblioteca. O resultado final da pesquisa foi apresentado em gráficos quantitativos elaborados no Excel, os quais viabilizaram compreender que a falta de equilíbrio dos fatores ambientais com os espaços internos específicos, resulta em uma insatisfação considerável em relação a estes. Enfatiza que a solução de apenas um problema no layout e nas instalações não resultaria em uma boa prestação de serviços, e sim que a intervenção para melhora deles depende da solução em conjunto de todos ou da maioria dos fatores ambientais por espaço de uso, resultando em conforto e funcionalidade dos ambientes.
Abstract: Stresses the importance of Interior Design in libraries as a means to more efficiently serve users. It seeks to identify, through a case study at the UFPA Central Library, the users' satisfaction with the layout of the spaces and internal environmental factors of this information unit, especially on the hall, reference and reading room. Perform through a bibliographical research, the theoretical basis in the themes about architecture and interior design and planning of information unit, and through a descriptive research with a quantitative approach, which aimed to know the evaluations by environment and by environmental factors, such research was carried out using a structured questionnaire applied to students in the library. The final result of the research was presented in quantitative charts elaborated in Excel, which made it possible to understand that the lack of balance of environmental factors with the specific internal areas results in a considerable dissatisfaction with these areas of the library.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Design de interiores
Bibliotecas universitárias
Arquitetura
Conforto dos usuários
Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann - UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesignInterioresInstrumento.pdf913,15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons