Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/53
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca
metadata.dc.creator: SANTOS, Ana Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: CONDURÚ, Marise Teles
Issue Date: 30-Sep-2016
Citation: SANTOS, Ana Cristina da Silva. A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no projeto Literatura da Biblioteca do Sesc Doca. Orientador: Marise Teles Condurú. 2016. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/53. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Estudo da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no estado do Pará. Trata-se de pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, e das várias formas de disseminação da literatura, identificando o papel do mediador para o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Com abordagem qualitativa, é realizado estudo de caso, sendo avaliado o projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no município de Belém, por meio de entrevistas com os envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para as vantagens que o projeto proporciona às crianças, tendo-se avaliação positiva dos entrevistados em relação à iniciativa da Biblioteca do SESC Doca em disponibilizar a comunidade: conhecimento, informação e entretenimento, com destaque às crianças que reagem favoravelmente aos encontros do Projeto. Conclui-se, assim, que o Projeto Literatura do SESC Doca tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças que participam do Projeto, ratificando a importância desse tipo de projeto.
metadata.dc.description.resume: Étude de la narration l'histoire tenue dans les projets de littérature, avec le but d'analyser la contribution de la littérature pour enfants dans le développement cognitif des enfants, par le biais de l'enquête du Projet Littérature dans la Bibliothèque SESC Doca dans l'état du Pará. Il est la recherche bibliographiques et exploratoire à propos de la littérature pour enfants et sa contribution au développement de l'enfant, et les diverses formes de diffusion de la littérature, en identifiant le rôle de médiateur dans le processus de développement de l'apprentissage. Avec une approche qualitative est réalisée l'étude de cas, qui a évalué le Projet Littérature dans la Bibliothèque SESC Doca dans la ville de Belém, au moyen d'entrevues avec les personnes impliquées dans le projet. Les résultats soulignent les avantages que le projet donne des enfants, ayant une évaluation positive des répondants par rapport à l'initiative Littérature dans la Bibliothèque SESC Doca à mettre à la disposition de la communauté: la connaissance, l'information et le divertissement, en particulier pour les enfants qui répondent favorablement aux réunions du projet. Il en résulte, par conséquent, que le projet Littérature SESC quai a contribué au développement cognitif des enfants participant au projet, confirmant l'importance de ce type de projet.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Keywords: Literatura infantil
Desenvolvimento cognitivo
Contação de histórias
Projetos de literatura
Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca
Bibliotecas comunitárias
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ContribuicaoLiteraturaInfantil.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons