Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/529
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A historicidade curricular da biblioteconomia na UFPA: o ensino através dos tempos pela análise das ementas de fontes de informação
metadata.dc.creator: MACIEL, Bruno Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Jane Veiga Cezar da
Issue Date: 2018
Citation: MACIEL, Bruno Ferreira. A historicidade curricular da biblioteconomia na UFPA : o ensino através dos tempos pela análise das ementas de fontes de informação. 2017. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/529>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Aborda os períodos curriculares da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, objetivando verificar o ensino que discentes de várias épocas tiveram na disciplina Fontes de Informação, utilizando suas ementas, na qual comprova de forma documental, o conteúdo transmitido. Foram identificados quatro períodos curriculares, a saber: 1962 a 1981 (primeiro período), 1982 à 1992 (segundo período), 1993 à 2008 (terceiro período) e de 2009 até os dias atuais (quarto período). Os métodos empregados foram a pesquisa documental, de caráter qualitativo, onde buscou–se descrever todas as alterações ocorridas nas ementas de cada período até a época atual; em seguida fez–se uma análise com base nos dados obtidos na descrição ementária. Para tal, foram usadas pesquisas semelhantes ocorridas em outras áreas do conhecimento, além de uma contextualização histórica, a fim de embasar a análise. Os resultados demonstram o tipo de ensino empregado nos quatro períodos curriculares, indo de uma formação atrelada ao material impresso nos períodos iniciais do curso, até o enfoque crescente no meio eletrônico e na diversificação temática de fontes ao longo deste século XXI.
Abstract: It covers the curricular periods of the Faculty of Library Science of UFPA, aiming to verify the teaching that students of various epochs had in the discipline Information Sources, using their menus, in which documentary proof of the transmitted content. Four curricular periods were identified: 1962 to 1981 (first period), 1982 to 1992 (second period), 1993 to 2008 (third period) and 2009 to present (fourth period). The methods employed were documental research, of qualitative character, where we tried to describe all the changes occurred in the menus of each period up to the present time; and then an analysis was performed based on the data obtained in the description. To this end, similar research was used in other areas of knowledge, as well as a historical contextualization, in order to base the analysis. The results demonstrate the type of teaching used in the four curricular periods, ranging from a training linked to the printed material in the initial periods of the course, to the increasing focus on the electronic medium and the thematic diversification of sources throughout the 21st century.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Período curricular
Fonte de informação
Ementa
Currículo
Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Faculdade de Biblioteconomia
Universidade Federal do Pará (UFPA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_HistoricidadeCurricularBiblioteconomia.pdf1,55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons