Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/prefix/527
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ação e mediação cultural no contexto da biblioteca escolar: uma pesquisa bibliográfica na literatura biblioteconômica
metadata.dc.creator: FERREIRA, Andressa Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Nara Raimunda de Almeida
Issue Date: 2018
Citation: FERREIRA, Andressa Pereira. Ação e mediação cultural no contexto da biblioteca escolar: uma pesquisa bibliográfica na literatura biblioteconômica. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/527>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata da ação e mediação cultural na perspectiva da biblioteca escolar e no poder transformador que a mesma pode exercer nesse espaço. Com o objetivo de esclarecer como essas ações podem contribuir para se enxergar a biblioteca escolar como um ambiente de produção cultural. Buscando para isso apresentar as definições de ação e mediação cultural, apresentado também exemplos de atividades culturais, que podem ser aplicadas na unidade e contribuir para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos, enfocando o papel do bibliotecário como agente cultural. Destacando a sua formação acadêmica, essencial para atuarem na área cultural. Concluindo a pesquisa, considera-se que as ações culturais são instrumentos relevantes, as quais a biblioteca pode fazer uso para melhorar seu atendimento e oferecer um ambiente de lazer e entretenimento para o usuário. Sendo apontadas as limitações da pesquisa e indicações para novas, a fim de enriquecer o tema “cultura” em bibliotecas.
Abstract: The present work deals with cultural action and mediation in the perspective of the school library and in the transforming power that they can exert in this space. With the objective of clarifying how these actions can contribute to see the school library as a cultural production environment. Seeking to present the definitions of action and cultural mediation, also presented examples of cultural activities, which can be applied in the unit and contribute to the socioeducational development of students, focusing on the role of the librarian as a cultural agent. Emphasizing his academic background, essential to work in the cultural area. Concluding the research, it is considered that cultural actions are relevant instruments, which the library can make use of to improve its service and offer a leisure and entertainment environment for the user. Being pointed out the limitations of the research and indications for new ones, in order to enrich the theme "culture" in libraries.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Ação cultural
Mediação cultural
Bibliotecas escolares
Agente cultural
Pesquisa bibliográfica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AcaoMediacaoCultural.pdf575,22 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons