Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/5254
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 16-Mar-2021 |
Title: | Memorial de formação: desafios e perspectivas da minha trajetória acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA - Campus Altamira-PA |
Creator: | SOUSA, Ângela Maria dos Santos![]() |
First advisor: | SILVA, Rozinaldo Ribeiro da![]() |
Citation: | SOUSA, Ângela Maria dos Santos. Memorial de formação: desafios e perspectivas da minha trajetória acadêmica no curso de Pedagogia da UFPA - Campus Altamira-PA. Orientador: Rozinaldo Ribeiro da Silva. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5254. Acesso em:. |
Resumo: | O artigo apresenta como objetivo principal resgatar minhas memórias estudantil, acadêmica e profissional, e neste processo de escrita evidencio os desafios e as perspectivas frente a essas experiências. Para este estudo, utilizou-se do gênero memorial e da pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica teve suporte teórico acerca da temática mulher no contexto universitário, igualdade de gênero e políticas educacionais voltadas para este público feminino na universidade. Enquanto o gênero memorial possibilitou descrever e narrar experiências de vida interagindo com discursos e outros interlocutores teóricos. Metodologicamente a pesquisa tem perspectiva qualitativa em Educação, especificamente, por trazer ponderações situadas nas experiências sócio-educativas no processo de formação dos sujeitos, e com o método autobiográfico que se configura como fonte e testemunhos de ações individuais, que neste caso sou o sujeito da pesquisa, pois trago uma escrita da história e de minhas memórias. A pesquisa apontou algumas discussões perpassando por dilemas e superações da mulher em seu contexto social e universitário. |
Abstract: | The article's main objective is to rescue my student, academic and professional memories, highlighting the challenges and perspectives of the lived experiences. For this study, used the memorial genre and bibliographic research. The bibliographic research had theoretical support about woman in the university context, gender equality and educational policies aimed the female public. While the memorial genre made it possible to describe and narrate life experiences interacting with discourse and other theoretical interlocutors. Methodologically, the research has a qualitative perspective in Education, specifically, for bringing considerations situated in the socio-educational experiences in the process of formation the subjects. And as the autobiographical method is configured as a source and testimony of individual actions, in this case I am the subject of research of the study, because I bring a writing of my history and my memories. In addition, the research pointed out some discussions about women's dilemmas and overcoming in their social and university context. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Keywords: | Memorial Mulher universitária Trajetória de vida University woman Life trajectory |
Type of access: | Acesso Aberto |
URI Source: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação - FAED/CALTA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DesafiosPerspectivasMinha.pdf | 660,89 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License