Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/518
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais
metadata.dc.creator: ROCHA, Paula Giselle da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: PESSOA, Wilton Rabelo
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9966-9585
Issue Date: 22-Dec-2014
Citation: ROCHA, Paula Giselle da Costa. Sentidos subjetivos de alunos problema dos anos inciais. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/518. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes dos anos iniciais sentidos subjetivos relacionados à sua participação na escola. Apresenta-se nesta pesquisa resultados sobre os sentidos subjetivos destes alunos organizados em cinco categorias que expressam sentidos sobre a escola, a professora, os colegas de classe e as disciplinas escolares. Consideramos que este conjunto de sentidos atribuídos ao contexto escolar podem trazer elementos explicativos para a situação escolar em que os estudantes se encontram. O entendimento de tais sentidos pode contribuir para qualificar ações pedagógicas no sentido de ajudar os estudantes classificados pela professora como alunos problema para que retomem seus processos de desenvolvimento na escola.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação
Subjetividade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SentidosSubjetivosAlunos.pdf757,18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons