Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5133
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 2-Sep-2019 |
Title: | A classe multisseriada e o ensino de matematica: relato de experiência em uma escola da zona rural de Cachoeira do Arari |
Creator: | XAVIER, Joelma Azevedo |
First advisor: | LIMA, Maria do Socorro Carneiro de![]() |
Citation: | XAVIER, Joelma Azevedo. A classe multisseriada e o ensino de matematica: relato de experiência em uma escola da zona rural de Cachoeira do Arari. Orientadora: Maria do Socorro Carneiro de Lima. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em:. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5133. |
Resumo: | O presente estudo apresenta um relato de experiência do ensino de matemática para uma classe multisseriada do primeiro ciclo do ensino fundamental, em uma escola da zona rural do município de Cachoeira do Arari, situado na ilha do Marajó, no Estado do Pará. A abordagem metodológica adotada se inscreve na revisão bibliográfica, que possibilitou encontrar os saberes relacionadas com o tema. Assim os autores referenciados nesse relato dão o suporte teórico ao desenvolvimento da experiência e ao relato aqui consolidado. Ao final desse relato compreende-se que ser professor de uma classe multisseriada de escola do campo, vai além de ensinar os alunos, pois se entende que seja necessário fazer a diferença, respeitando a existência de tempos e modos diversos de ser, viver e produzir. E que modelo de ensino seriado e multisseriado precisa ser (re)visto. Todavia, não se pode perder de vista a complexidade do cenário das escolas do campo. Os problemas enfrentados por essas escolas vão além do que acontece nas salas de aulas e estão relacionados com o projeto de educação e de sociedade, em vigor. |
Abstract: | The present study presents an experience report of the teaching of mathematics to a multi-grade class of the first cycle of elementary education, in a rural school in the municipality of Cachoeira do Arari, located in the island of Marajó, in the State of Pará. adopted is included in the bibliographic review, which made it possible to find the knowledge related to the theme. Thus the authors referenced in this report give the theoretical support to the development of the experience and to the report consolidated herein. At the end of this report it is understood that being a teacher of a multi-grade school of the rural school, goes beyond teaching the students, because it is understood that it is necessary to make a difference, respecting the existence of diverse times and ways of being, living and producing . And what model of serial and multi-syllabic education must be (re) seen. However, one should not lose sight of the complexity of the rural school setting. The problems faced by these schools go beyond what happens in classrooms and are related to the education and society project in place. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Ensino de matemática Classe multisseriada Mathematics teaching Multisseries class |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ClasseMultisseriadaEnsino.pdf | 307,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License