Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/513
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental
metadata.dc.creator: SILVA, Suziane Thais Martins da
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Fábio Colins da
Issue Date: 5-Apr-2016
Citation: SILVA, Suziane Thais Martins da. Gêneros textuais no processo de alfabetização em turmas do 1º ano do ensino fundamental. Orientador: Fábio Colins da Silva. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/513. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar em que termos os professores das escolas públicas da periferia de Belém-PA utilizam os gêneros textuais na alfabetização linguística dos alunos e discutir as possíveis contribuições do uso desse recurso. A discussão sobre alfabetização e gêneros textuais foi construída com base nos estudos de Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) e outros. As colaboradoras da pesquisa foram duas professoras que atuavam em turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa investigação pode ser caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo. Utilizamos para a construção das informações os resultados de entrevistas, diário de campo e produções textuais dos alunos. A partir da análise das respostas dos professores procedeu-se um confrontamento das observações em sala de aula e as produções textuais dos estudantes. Nos depoimentos das professoras e nas produções dos alunos é possível identificar progressos significativos na aprendizagem ao apresentarem com finalidades os gêneros textuais. Concluímos que a execução de aulas que coloquem situações motivadoras para os alunos e com metodologias diferenciadas podem se configurar em excelentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais, bem como proporcionar o desenvolvimento profissional de atuais e futuros professores que engajem em tal empreitada.
Abstract: This paper aims to investigate in what way the teachers of public schools on the outskirts of Belém-PA use the genres in language literacy of students and discuss the possible contributions of the use of this feature. The discussion on literacy and genres was built based on studies of Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) and others. The collaborators of the research were two teachers who worked in class the first year of elementary school. This research can be characterized as a qualitative case study. Used for the construction of the information the results of interviews, field diary and textual productions of the students. From the teachers' responses analysis was carried out one confrontation of observations in the classroom and the textual productions of students. In the testimonies of the teachers and the students' productions it is possible to identify significant progress in learning to present an objective textual genres. We conclude that the implementation classes that put motivating situations for students and with different methodologies can be configured in excellent learning opportunities for students in the early years, as well as provide the professional development of current and future teachers who engage in such an undertaking.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Alfabetização
Linguagem matemática
Análise do discurso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GenerosTextuaisProcesso.pdf502,74 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons