Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/512
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Tratamento da informação: um desafio para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: LIMA, Juliana Santiago de
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, José Messildo Viana
Issue Date: 5-Jan-2015
Citation: LIMA, Juliana Santiago de. Tratamento da informação: um desafio para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: José Messildo Viana Nunes. 2015. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/512. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar relações com os saberes referentes ao tratamento da informação estabelecidas por professores dos anos iniciais em formação continuada e suas implicações na prática de ensino desse tema. O estudo realizado foi de cunho quantitativo e qualitativo, cujo instrumento para obtenção dos dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. Os participantes deste trabalho foram vinte (20) docentes que participam do Centro de Formação de Professores do Município de Belém do Pará. Os dados analisados evidenciaram que existem dificuldades por parte desses professores em trabalhar com o bloco Tratamento da Informação, apontando para a necessidade do estabelecimento de relações mais profícuas com este tema.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Tratamento da informação
Formação de professores
Ensino fundamental
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TratamentoInformacaoDesafio.pdf861,88 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons