Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/5105
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 14-Dec-2022
Title: O atendimento da educação infantil em contextos rurais: problematizando o assunto
Creator: MARGALHO, Franciléia Sardinha
MARQUES, Maria Luciane Gomes Ribeiro
First advisor: TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
Citation: MARGALHO, Franciléia Sardinha; MARQUES; Maria Luciane Gomes Ribeiro. O atendimento da educação infantil em contextos rurais: problematizando o assunto. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5105. Acesso em:.
Resumo: O artigo trata do atendimento da Educação Infantil do Campo, no município de AbaetetubaPA. Assim, o estudo objetivou compreender a educação de crianças em áreas rurais, elucidando a política educacional e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem neste nível de ensino. Para isso, tomamos como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, somado a nossa experiência como docente desses contextos e nesta cidade. Foram úteis os referenciais de autores/as, tais como Gomes (2009), Kuhlmann Jr (1998), Oliveira (2002), além das legislações que abarcam o tema da Educação do Campo, da Educação Infantil do Campo e da Educação Infantil. Do estudo, podemos dizer que temos uma política educacional que diz da especificidade da Educação Infantil do Campo, porém os aprendizados e práticas educativas carecem serem condizentes às necessidades das crianças do campo que passa, entre outros fatores, pela formação docente (inicial e continuada) para essa fase escolar como fator fundamental. Isto, se continuamos desejos de uma educação de crianças em suas infâncias do/no campo.
Abstract: The article deals with the attendance of Early Childhood Education in the Field, in the municipality of AbaetetubaPA. Thus, the study aimed to understand the education of children in rural areas, elucidating educational policy and the development of the teaching-learning process at this level of teaching. For this, we took as a methodological path the bibliographical research, added to our experience as a teacher in these contexts and in this city. References were helpful authors, such as Gomes (2009), Kuhlmann Jr (1998), Oliveira (2002), in addition to legislation that cover the theme of Rural Education, Early Childhood Education in the Countryside and Education Childish. From the study, we can say that we have an educational policy that says specificity of Early Childhood Education in the Field, but learning and educational practices need to be consistent with the needs of the children of the passing countryside, among others factors, by teacher training (initial and continuing) for this school phase as a factor fundamental. This, if we continue desires of an education of children in their infancy from/in field.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação infantil
Educação infantil do campo
Crianças do campo
Child education
Early childhood education in the countryside
Country children
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AtendimentoEducacaoInfantil.pdf250,8 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons