Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/5090
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 14-Oct-2022 |
Title: | Educação de jovens e adultos: os desafios e dificuldades do ensino da EJA na escola São Miguel no município de Abaetetuba |
Creator: | SOUZA, Emília Cristina Caripuna de VILHENA, Maria Benedita Gonçalves |
First advisor: | FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira![]() |
Citation: | VILHENA, Maria Benedita Gonçalves; SOUZA, Emília Cristina Caripuna de. Educação de jovens e adultos: os desafios e dificuldades do ensino da EJA na escola São Miguel no município de Abaetetuba. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5090. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho, sobre o tema “Educação de Jovens e Adultos: os desafios e dificuldades do ensino da EJA” tem como objetivo de analisar os desafios e dificuldades existentes nesta modalidade de ensino, visando o entendimento desse contexto educacional que abrange pessoas de faixas etárias diferenciadas com inúmeras barreiras que dificultam o retorno ao ambiente escolar e a aquisição de um efetivo processo de alfabetização. Formulou-se como questões de pesquisa a serem investigadas: quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos professores e educandos da EJA? Como está sendo o ensino da EJA na escola São Miguel, em seus aspectos metodológicos? A realidade dos alunos está sendo levada em consideração na construção do currículo? Como referencial, lançou-se mão do estudo dos documentos normativos oficiais e das teorias de Paulo Freire sobre a educação de jovens e adultos. A metodologia utilizada foi do tipo Pesquisa Qualitativa e as técnicas para colegas de dados foram a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultados, este estudo mostra o quanto a Educação de Jovens e Adultos é relevante para a conquista da autonomia do aluno e também para sua vida social além de sua formação. Analisar esse estudo é certo falar que a Educação de Jovens e adultos veio de uma longa trajetória com muitos entraves que dificultaram a sua efetividade por algum tempo, mas que a partir do momento em que se firmou na legislação, houve um avanço em relação as políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos. |
Abstract: | This work, on the theme "Education of Young and Adults: the challenges and difficulties of teaching EJA" aims to analyze the challenges and difficulties existing in this type of education, aiming to understand this educational context that covers people of different age groups. with numerous barriers that make it difficult to return to the school environment and the acquisition of an effective literacy process. It was formulated as research questions to be investigated: what are the challenges and difficulties faced by EJA teachers and students? How is the teaching of EJA in São Miguel school, in its methodological aspects? Is the reality of the students being taken into account in the construction of the curriculum? As a reference, the study of official normative documents and Paulo Freire's theories on youth and adult education was used. The methodology used was of the Qualitative Research type and the techniques for data colleagues were participant observation and semi-structured interviews. As a result, this study shows how relevant Youth and Adult Education is for the achievement of student autonomy and also for their social life in addition to their training. Analyzing this study, it is right to say that Young and Adult Education came from a long trajectory with many obstacles that hampered its effectiveness for some time, but that from the moment it was established in the legislation, there was an advance in relation to the policies educational programs for Young and Adult Education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Educação Aprendizagem Jovens Adultos Education Learning Young Adults |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EducacaoJovensAdultos.pdf | 830,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License