Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4982
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 26-Aug-2022
Title: Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
Creator: SILVA, Jessiane Gonçalves da
First advisor: BRÍCIO, Vilma Nonato de
Citation: SILVA, Jessiane Gonçalves da. Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes. Orientadora: Vilma Nonato de Brício. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4982. Acesso em:.
Resumo: Este artigo científico apresenta um estudo sobre a Pedagogia da Alternância, com o objetivo de analisar sua contribuição para a educação do campo. Foi realizada uma pesquisa teóricobibliográfica com abordagem qualitativa que possibilitou aprofundar o conhecimento referente à história, sobre a legislação específica da educação do campo, e os princípios da Pedagogia da Alternância. Esse método de ensino apresenta-se como uma alternativa de educação contextualizada, voltada para o desenvolvimento econômico, social e político, acontece em tempo e espaço alternados e os instrumentos de ensino são elaborados a partir da realidade da escola e de seus alunos, essa proposta muda gradativamente o contexto em que as pessoas se inserem, além mudar a vida e o pensamento dos jovens. Na análise ficou evidente que a Pedagogia da Alternância por meio dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEEFAS) tem desempenhado papel importante para a educação do campo, pois possui ferramentas próprias e uma abordagem inovadora que contribui diretamente para o processo de ensino.
Abstract: This article scientific presents a study about Pedagogy of Alternation, with the aim of analyzing its contribution to field education. A bibliographic theoretical research was carried out with a qualitative approach that made it possible to deepen the knowledge regarding history, about the specific legislation of field education, and the principles of the Pedagogy of Alternation. This teaching method presents itself as an alternative of contextualized education, focused on economic, social and political development, it takes place in alternate time and space and the teaching instruments are elaborated from the reality of the school and its students, this proposal it gradually changes the context in which people are inserted, in addition to changing the lives and thoughts of young people. In the analysis it was evident that the Pedagogy of Alternation through the Family Centers for Training by Alternation (CEEFAS), has performed an important role in field education, as it has its own tools and an innovative approach that directly contributes to the teaching process.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação do campo
Saberes
Pedagogia da alternância
Field education
Knowledge
Pedagogy of alternation
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoCampoPedagogia.pdf244,68 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons