Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4925
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 14-Dec-2022 |
Title: | O atendimento de bebês em turma do maternal na escola municipal de educação infantil Nair Lima, município de Abaetetuba-PA |
Creator: | PINHEIRO, Dilma Ferreira FERREIRA, Maria das Graças Silva |
First advisor: | TOUTONGE, Eliana Campos Pojo![]() |
Citation: | PINHEIRO, Dilma Ferreira; FERREIRA, Maria das Graças Silva. O atendimento de bebês em turma do maternal na escola municipal de educação infantil Nair Lima, município de Abaetetuba-PA. Orientadora: Eliana Campo Pojo Toutonge. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4925. Acesso em:. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo refletir sobre o ensino de bebês em turmas do Maternal, especialmente tratando da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Nair Lima (EMEI), município de Abaetetuba-PA. A metodologia abarcou a pesquisa qualitativa, com usos de referenciais teóricos tais como Didonet (2001), Barbosa (2010), Borba (2007) entre outros, além de observações e a aplicação de questionário junto de duas professoras que atuam nesse nível de ensino com turma do Maternal. Como resultado ainda que incipiente, é possível dizer que a Educação Infantil no âmbito do atendimento de bebês é importante para o desenvolvimento integral desses sujeitos bem como o processo educativo enfrenta desafios que precisam ser enfrentados pelos envolvidos no sentido de garantir a qualidade social da educação. |
Abstract: | This Course Completion Paper aims to reflect on the teaching of infants in kindergarten classes, especially dealing with early childhood education in the Municipal School of Early Childhood Education Nair Lima (EMEI), municipality of Abaetetuba-PA. The methodology covered qualitative research, with the use of theoretical references such as Didonet (2001), Barbosa (2010), Borba (2007) among others, as well as observations and the application of a questionnaire to two teachers who work at this level of education with kindergarten classes. As a result, although incipient, it is possible to say that Early Childhood Education is important for the comprehensive development of these subjects as well as the educational process faces challenges that need to be faced by those involved in order to ensure the social quality of education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Keywords: | Educação infantil Bebês Maternal Processo educativo Early childhood education Infants Kindergarten Educational process |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AtendimentoBebesTurma.pdf | 356,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License