Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4898
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 19-Aug-2022 |
Title: | Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará |
Creator: | SILVA, Tassia Gonçalves da![]() |
First advisor: | NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do![]() |
Citation: | SILVA, Tassia Gonçalves da. Problematizações sobre o ensino multisseriado: olhares sobre a escola do campo Presidente Artur da Costa e Silva em Concórdia do Pará. Orientador: Sérgio Bandeira do Nascimento. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4898. Acesso em:. |
Resumo: | O presente artigo, é destinado para fins de conclusão de curso, abordando a temática da educação do campo, com destaque sobre as classes multisseriadas que são predominantes nas escolas dos espaços rurais, com ênfase em localidades da Amazônia paraense, trazendo minhas memórias de ex aluna da Escola Presidente Arthur da Costa e Silva. O objetivo é discutir sobre a Educação do Campo e as lutas dos movimentos sociais por melhores condições de vida e pela efetivação de políticas públicas educacionais que valorizem o sujeito do campo dentro das suas particularidades e, busca problematizar sobre a precarização do ensino nas classes multisseriadas. A pesquisa é do tipo bibliográfica e autobiográfica e traz abordagem qualitativa, com embasamento teórico nos estudos de autores como Hage, Caldart, Moraes, Barros e Côrrea. Ao final do estudo, pode ser observado que os problemas enfrentados pelos educadores e educandos das escolas rurais ainda está longe de terminar e que a luta pelo direito de receber uma educação de qualidade no espaço de vivência dos sujeitos do campo precisa ser constante. |
Abstract: | This scientific article is intended for course completion purposes, addressing the theme of rural education, with emphasis on the multiseriate classes that are predominant in schools in rural areas, with an emphasis on locations in the Amazon in the state of Pará, bringing my memories of former student from the Escola Presidente Arthur da Costa e Silva. The study aims to discuss about Rural Education and the struggles of social movements for better living conditions and for the reaffirmation of public educational policies that value the rural individual within their particularities, and seeks to discuss the precariousness of teaching in rural areas in multiseriate classes. The research is of the bibliographic and autobiographical type and brings a qualitative approach, with theoretical basis in the studies of authors such as Hage, Caldart, Moraes, Barros and Côrrea. Finishing of the study, it can be seen that the problems faced by educators and students in rural schools are still far from over and that the struggle for the right to receive a quality education in the experience space of rural actors needs to be constant. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Keywords: | Classes multisseriadas Educação do campo Dificuldades Multiseriate class Rural education Difficulties |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ProblematizacoesEnsinoMultisseriado.pdf | 563,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License