Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4896
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 19-Aug-2022 |
Title: | "O cheiro dessa merenda me traz pra escola": a merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola Sílvia Karícia em Concórdia do Pará |
Creator: | CARNEIRO, Francilene Oliveira Matos![]() |
First advisor: | FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira![]() |
Citation: | CARNEIRO, Francilene Oliveira Matos. "O cheiro dessa merenda me traz pra escola": a merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola Sílvia Karícia em Concórdia do Pará. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé - Açu, 2022 . Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4896. Acesso em:. |
Resumo: | A pesquisa intitulada “O cheiro dessa merenda me traz pra escola”: A merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola SILVIA KARICIA em Concórdia do Pará tem como objetivo geral analisar o papel pedagógico da merenda escolar, pois é necessário problematizarmos os modos como se constitui os princípios estruturantes dos programas que regulamentam a merenda escolar nas instituições de ensino. Importa também examinar os aspectos teóricos que ressaltam a importância da merenda escolar enquanto recurso pedagógico e por último compreender por meio de narrativas o papel pedagógico que a merenda escolar possui na escola Sílvia Karícia localizada no município de Concórdia do Pará. Desse modo, a problemática desse estudo se assenta em três aspectos: Os modos como estão estruturados os princípios que fundamentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar? De que maneira a merenda escolar pode ser usada como recurso didático pedagógico em sala de aula? Como a merenda escolar é vista na escola Sílvia karícia, localizada em Concórdia do Pará? Os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento dessa pesquisa foram à abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento na coleta de dados um questionário semiestruturado com questões predefinidas. Dessa forma, constatou-se que embora prevaleça ainda uma perspectiva assistencialista e prescritiva acerca dessa temática no campo educacional, os alimentos apresentam múltiplas dimensões, tais como pedagógica, cultural, histórica, que podem ser utilizado não só como um recurso pedagógico nas relações de ensino e aprendizagem dos estudantes de forma transdisciplinar, como também na aproximação professor e aluno, escola e família e na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender, questionar, transformar a realidade em que estão inseridos quando explorado as potencialidades que a merenda escolar apresenta. |
Abstract: | The research entitled “The smell of this lunch brings me to school”: The school lunch as a pedagogical didactic resource at the SILVIA KARICIA school in Concórdia do Pará has as its general objective to analyze the pedagogical role of school lunch, because it is necessary to problematize the ways in which it is constituted. the structuring principles of the programs that regulate school meals in educational institutions. It is also important to examine the theoretical aspects that emphasize the importance of school lunches as a pedagogical resource and, finally, to understand through narratives the pedagogical role that school lunches have in the Sílvia Karícia school located in the municipality of Concórdia do Pará. Thus, the problem of this study is based on three aspects: The ways in which the principles underlying the National School Feeding Program are structured? How can school lunches be used as a pedagogical didactic resource in the classroom? How is school lunch seen at the Sílvia karícia school, located in Concórdia do Pará? The methodological procedures adopted in the development of this research were a qualitative approach, bibliographic research and field research, using a semi-structured questionnaire with predefined questions as an instrument for data collection. In this way, it was found that although a welfare and prescriptive perspective on this theme in the educational field still prevails, food has multiple dimensions, such as pedagogical, cultural, historical, which can be used not only as a pedagogical resource in teaching relationships and student learning in a transdisciplinary way, as well as in the approximation between teacher and student, school and family and in the formation of critical subjects, capable of understanding, questioning, transforming the reality in which they are inserted when exploring the potential that school lunch presents. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | PNAE Merenda escolar Didático - Pedagógico School lunch Didactic - Pedagogical |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CheiroMerendaEscola.pdf | 543,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License