Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4878
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Issue Date: | 24-Nov-2022 |
Title: | Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança |
Creator: | SILVA, Naara de Paula Ferreira da |
First advisor: | COSTA, Norma Cristina Vieira![]() |
Citation: | SILVA, Naara de Paula Ferreira da. Gestão e coordenação escolar: memória, estágio e aprendizagens. Orientadora: Norma Cristina Vieira Costa. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4878. Acesso em:. |
Resumo: | Este artigo tem como temática “Gestão e Coordenação Escolar: memória, estágio e aprendizagens''. Trata-se de um trabalho qualitativo com base na memória como recurso metodológico do estágio supervisionado para o curso de Licenciatura em Pedagogia, que foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus da cidade de Viseu-Pa no ano de 2017. O objetivo deste estudo é visibilizar minha experiência no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica na Educação Básica. O estágio nos mostrou o quanto a realidade do contexto escolar é totalmente diferente do que se estuda na faculdade, criamos expectativas de chegar em um ambiente escolar sem dificuldades. O gestor tem que se desdobrar para buscar melhorias para a escola e ainda se fazer presente no dia a dia, acompanhando de perto tudo o que acontece na escola. O coordenador pedagógico atribui a sua função na educação infantil com base na articulação da boa relação interpessoal entre os envolvidos no meio educacional. Na educação infantil deve-se criar meios que tornem o trabalho pedagógico dinâmico e acessível à realidade dos alunos. O estágio se constituiu como uma proveitosa experiência, imprescindível para a nossa formação. Através dele foi possível vivenciar a rotina da gestão e da coordenação escolar, como as duas funções são quase sempre confundidas pelas similitudes de atividades, mas foi necessário visibilizar no estágio como as duas funções se complementam e são fundamentais para o ensino e aprendizagem, especialmente na Educação Infantil. |
Abstract: | The theme of this article is “School Management and Coordination: memory, internship and learning”. This is a qualitative work based on memory as a methodological resource of the supervised internship for the Degree in Pedagogy course, which was held at the Municipal School of Early Childhood Education Sagrado Coração de Jesus in the city of Viseu-Pa in 2017. The aim of this study is to make visible my experience in the Supervised Internship in Pedagogical Management and Coordination in Basic Education. The internship showed us how much the reality of the school context is totally different from what is studied in college. We created expectations of arriving in a school environment without difficulties. The manager has to go out of his way to seek improvements for the school and still be present on a daily basis, closely monitoring everything that happens at the school. The pedagogical coordinator assigns his/her role in early childhood education based on the articulation of good interpersonal relationships between those involved in the educational environment. In early childhood education, means must be created to make the pedagogical work dynamic and accessible to the students' reality. The internship was a useful experience, essential for our training. Through it, it was possible to experience the routine of school management and coordination, as the two functions are almost always confused by the similarities of activities, but it was necessary to make visible in the internship how the two functions complement each other and are fundamental for teaching and learning, especially in Child education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Gestão Escolar Coordenação Escolar Estágio Memória School Management School Coordination Internship Memory |
Type of access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação - FACED/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_GestaoCoordenacaoEscolar.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License