Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4864
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 12-Dec-2022
Title: A história indígena no ensino de História: uma abordagem a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Juruna na Reserva Indígena Boa Vista no km 30, Município de Vitória do Xingú
Creator: NASCIMENTO, Poliane Silva do
First advisor: ALVARES, Wellington de Pinho
Citation: NASCIMENTO, Poliane Silva do. A história indígena no ensino de História: uma abordagem a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Juruna na Reserva Indígena Boa Vista no km 30, Município de Vitória do Xingú. Orientador: Wellington de Pinho Alvarez. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4864. Acesso em:.
Resumo: O ensino da História indígena pela Lei n.11.645 de 2008 se tornou obrigatório no currículo de educação básica de todo país, portanto observamos que nos livros didáticos ainda existem muitas abordagens eurocêntricas no sentido da história indígena, especialmente nos conceitos identidade, cultura e tradição. Neste sentido o objetivo desta pesquisa é analisar como os indígenas avaliam sua participação ativa no ensino de história e como se veem através das histórias que são retratadas em sala de aula. Neste trabalho foram realizadas as seguintes pesquisas, bibliográficas, documental e pesquisa de campo, onde foram coletados dados por meio de entrevistas com a docente da escola Francisca Juruna e com o cacique da TI Boa vista km30 de vitória do Xingu, comunidade Juruna. Os resultados obtidos mostram que os indígenas desejam um ensino mais representativo, orientado a valorizar a cultura e a história dos indígenas, buscando assim melhorias no ensino escolar indígena.
Abstract: The teaching of Indigenous History by Law n.11.645 of 2008 has become mandatory in the basic education curriculum throughout the country, so we observe that textbooks still contain many Eurocentric approaches towards indigenous history, especially in the concepts of identity, culture and tradition. In this sense, the objective of this research is to analyze how indigenous people evaluate their active participation in history teaching and how they see themselves through the stories that are portrayed in the classroom. In this work, the following researches were carried out, bibliographical, documentary and field research, where data were collected through interviews with the teacher of the Francisca Juruna school and with the chief of the TI Boa vista km30 of Vitória do Xingu, Juruna community. The results obtained show that the indigenous people want a more representative education, oriented to value the culture and history of the indigenous people, thus seeking improvements in indigenous school education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Keywords: História
Ensino de História
História indígena
History
History teaching
Indigenous history
Type of access: Acesso Aberto
Source: Disponível na internet via Sagitta
Appears in Collections:Curso de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_HistoriaEnsinoIndigena.pdf488,15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons