Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4863
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 13-Dec-2022 |
Title: | Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química |
Creator: | SOUZA, Geane da Silva de![]() |
First advisor: | SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos![]() |
Citation: | SOUZA, Geane da Silva de. Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4863. Acesso em:. |
Resumo: | Dentre as inúmeras possibilidades de ensinar química de forma lúdica, o uso de personagens contextualizados é uma estratégia de ensino para despertar o interesse dos estudantes. Nesta direção, o presente trabalho apresenta um recurso didático de produção autoral, produzida com base na característica da super-heroína, Honey Lemon, difundida no cotidiano da geração dos estudantes através de filme Big Hero 6. Nessa ficção, tal personagem usa uma bolsa química que cria bolas contendo substâncias oriundas da combinação dos elementos químicos presentes na tabela periódica. Isto posto, o material didático faz associação dos produtos gerados pela bolsa com a combinação de tais elementos na composição das substâncias químicas. Além disso, traz algumas curiosidades de forma interdisciplinar sobre o assunto, destacando aplicações no cotidiano, também contém uma síntese conceitual e atividades para fixação das informações presentes no mesmo. Destarte, esta pesquisa objetiva analisar o uso do recurso didático no âmbito da componente curricular Química desenvolvida no Ensino Médio, avaliando sua viabilidade para no ensino de Substâncias Químicas, com base na percepção inicial de um grupo de alunos acerca do material produzido. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido com uma turma de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do município de Ananindeua/PA. A ação foi executada durante o período de Estágio Supervisionado obrigatório, ocorrido no segundo semestre letivo do ano 2022. Mediante os resultados alcançados, tais como, melhor compreensão dos alunos sobre o conteúdo, acredita-se que o material pedagógico se apresenta como uma ferramenta educacional que dá suporte ao ensino de Substâncias Químicas, cujo uso poderá trazer benefícios diversos, bem como tornar as aulas da disciplina de Química mais atrativas, divertidas e compreensivas favorecendo o entendimento e aprendizagem da mesma. |
Abstract: | Among the countless possibilities of teaching chemistry in a playful way, the use of contextualized characters is a teaching strategy to arouse students' interest. In this direction, the present work presents a didactic resource of authorial production, produced based on the characteristic of the superheroine, Honey Lemon, disseminated in the daily life of the students' generation through the movie Big Hero 6. In this fiction, such a character uses a chemical bag that creates balls containing substances derived from the combination of chemical elements present in the periodic table. That said, the didactic material associates the products generated by the exchange with the combination of such elements in the composition of chemical substances. n addition, and brings some curiosities, in an interdisciplinary way, on the subject, highlighting applications in everyday life, it also contains a conceptual synthesis, a conceptual synthesis and activities to fix the information present in it. Thus, this research aims to analyze the use of the character as a didactic resource for the scope of the curricular component discipline Qchemistry developed in High School, in addition to evaluating its viability for helping in the teaching of Chemical Substances, based on the initial perception of a group of students about the material produced. Therefore, this work was developed with a group of 2nd year of high school, from a state public school in the municipality of Ananindeua/PA. The action was carried out during the period of mandatory Supervised Internship, which took place in the second semester of 2022. Through the results achieved, such as a better understanding of the content by the students, it is believed that the pedagogical material presents itself as an educational tool that supports the teaching of Chemical Substances, whose use can bring several benefits, as well as make the classes more of Chemistry more attractive, fun and comprehensive, favoring its understanding and learning. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Keywords: | Recursos didáticos Substâncias químicas Honey lemon Didactics resources Chemical substances |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | Disponível na internet via Sagitta |
Appears in Collections: | Curso de Química - CANAN |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_AnaliseUtilizacaoSuper.pdf | 788,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License