Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/482
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise de eixos e indicadores de alfabetização cientifica no Clube de Ciências prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz
metadata.dc.creator: SANTIAGO JUNIOR, William Ramos de
metadata.dc.contributor.advisor1: MALHEIRO, João Manoel da Silva
Issue Date: 5-Dec-2017
Citation: SANTIAGO JUNIOR, William Ramos de. Análise de eixos e indicadores de alfabetização científica no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/482. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como propósito analisar quais as evidências da Alfabetização Científica entre alunos participantes do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, durante o desenvolvimento de uma atividade experimental na qual foi utilizada um experimento envolvendo a utilização de um balde com água, copo e papel. O mesmo surgiu através da reflexão do pesquisador durante suas experiências pessoais atuando como professor-monitor no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. Para a realização do estudo, utilizamos uma aula de aproximação com a realidade em um sábado, em relação às argumentações dos sujeitos da pesquisa, procuramos identificar os eixos e indicadores de Alfabetização Cientifica, proposto por Sasseron (2008). O presente estudo possui uma Abordagem Qualitativa, para a coleta dos dados utilizamos vídeo e áudio gravações, além da transcrição dos vídeos e áudios. O experimento foi realizado com 22 alunos, porém apenas 4 manifestaram argumentos que contribuíam com nosso objetivo, sendo dois alunos do 5º ano e dois do 6º ano. Durante o desenvolvimento da pesquisa, constatamos que desde o primeiro momento, se fez presente a presença dos eixos estruturantes e indicadores de Alfabetização Científica, na qual o eixo mais presente foi a Compreensão das relações entre conhecimentos das Ciências, suas tecnologias, sociedade e meio ambiente, evidenciando que o Clube de Ciências está contribuindo para o processo de Alfabetização Cientifica dos participantes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Ciências - Estudo e ensino
Indicadores
Aprendizagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseEixosIndicadores.pdf641,32 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons