Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4812
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo |
Issue Date: | 6-Oct-2022 |
Title: | Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas |
Creator: | CARVALHO, Diana Regina Carmo de![]() |
First advisor: | PINHEIRO, Ana Valéria dos Reis![]() |
First co-advisor : | SOUSA, Enilson da Silva![]() |
Citation: | CARVALHO, Diana Regina Carmo de. Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas. Orientadora: Ana Valéria dos Reis Pinheiro. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Meio Ambiente) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4812. Acesso em:. |
Resumo: | Este texto teve como objetivo entender como a educação ambiental era feita pelos professores de geografia de quatro escolas da região metropolitana de Belém-PA, para posteriormente apontar metodologias capazes de facilitar o ensino sobre meio ambiente e degradação ambiental. O texto discute os efeitos positivos das aulas práticas na aprendizagem dos alunos da educação básica no que tange a Educação Ambiental, e apresenta uma trajetória feita para construção de novos saberes através da articulação entre aulas teóricas e práticas. Essa pesquisa teve a oportunidade de ser realizada a partir das observações das aulas de geografia por um período de três anos, em três escolas públicas e uma privada, nas quais se questionou junto aos alunos: qual a importância das práticas educativas na educação ambiental? A resposta dos alunos motivou a elaboração de planos de ação que culminaram em práticas educativas, que enfocaram a degradação do solo, em que os alunos puderam desenvolver sua cidadania ambiental, construir saberes, analisar o meio ambiente onde estão inseridos e avaliar os efeitos das transformações das paisagens na vida das pessoas. |
Abstract: | This text aimed to understand how environmental education was done by geography teachers from four schools in the metropolitan region of Belém-PA, to later point out methodologies capable of facilitating teaching about the environment and environmental degradation. The text discusses the positive effects of practical classes on the learning of basic education students with regard to Environmental Education, and presents a trajectory made for the construction of new knowledge through the articulation between theoretical and practical classes. This research had the opportunity to be carried out from the observations of geography classes for a period of three years, in three public schools and one private, in which the students were asked: what is the importance of educational practices in environmental education? The students' response led to the development of action plans that culminated in educational practices, which focused on soil degradation, in which students were able to develop their environmental citizenship, build knowledge, analyze the environment where they are inserted and evaluate the effects of transformations of landscapes in people's lives. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Keywords: | Aprendizagem Estratégias de ensino Geografia escolar Learning Teaching strategies School geography |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | Disponível na internet via Sagitta |
Appears in Collections: | Especialização em Geografia e Meio Ambiente - CANAN |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCCE_MeioAmbienteConstrucao.pdf | 876,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License