Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/481
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Narrativas de idosos e suas experiências na educação de jovens e adultos (EJA) na: E.E.E.F.M. Augusto Olímpio no Município de Belém-PA.
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Nayara Sena
metadata.dc.contributor.advisor1: LEITE, Natália da Rocha
Issue Date: 2017
Citation: OLIVEIRA, Nayara Sena. Narrativas de idosos e suas experiências na educação de jovens e adultos (EJA) na: E.E.E.F.M. Augusto Olímpio no município de Belém-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/481. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo visa abordar a memória e experiências de idosos na Educação de Jovens e Adultos, para conhecermos suas trajetórias e os motivos que os levaram a voltar a estudar. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a memória e as experiências destes idosos da EJA para compreender suas trajetórias educacionais e pessoais, e também entender as dificuldades, as expectativas que estes alunos enfrentam na sala de aula, e a importância da modalidade de EJA para estes sujeitos. A pesquisa foi desenvolvida numa instituição de ensino da rede pública Estadual de Belém do Pará, em salas de aula que tinham alunos idosos frequentando regulamente as turmas da EJA, na faixa etária entre sessenta (60) e sessenta e nove (69) anos de idade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Nas narrativas apresentadas, esses idosos puderam se expressar com mais liberdade, o que levou a um entendimento maior quanto às suas memórias. As entrevistas serviram para auxiliar no embasamento teórico e ampliar as reflexões e compreensões sobre o tema apresentado. Os resultados foram de acordo com a perspectiva de proposta da pesquisa, pois os idosos narraram suas trajetórias escolares e pessoais, os motivos que os levaram a buscar a modalidade da EJA, as dificuldades enfrentadas, por exemplo, como a leitura e a escrita, e a importância que a EJA tem para a obtenção de conhecimento neste mundo letrado, e suas expectativas ao terminarem essa modalidade de ensino. A pesquisa, portanto, foi significativa para a compreensão de memórias, experiências e o processo de ensino na qual esses idosos estão inseridos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação de jovens e adultos
Idosos - Narrativas pessoais
Escolas públicas - Belém (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_NarrativasIdososExperiencia.pdf650,22 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons