Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/480
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação ambiental : prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio - PA
metadata.dc.creator: FREITAS, Maria Aline da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: MALHEIRO, João Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: COELHO, Antonia Ediele de Freitas
Issue Date: 2017
Citation: FREITAS, Maria Aline da Costa. Educação ambiental: prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio - PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/480. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Numa época de convergentes crises climáticas que afetam o meio ambiente, se faz necessário obter-se conhecimento de como essas problemáticas são ou devem ser trabalhadas no ambiente escolar. Deste modo, esta pesquisa é pautada em verificar como vem sendo desenvolvida a educação ambiental pelos docentes das séries iniciais acerca da preservação do Rio Mãe do Rio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois é utilizada quando o fenômeno estudado é subjetivo e complexo. E para a obtenção dos dados foi feito entrevista com perguntas estruturadas com perguntas abertas e fechadas, com professores das séries iniciais de uma escola pública na cidade de Mãe do Rio, em que o foco consiste em saber se os professores utilizam abordagens do cotidiano dos alunos mostrando a realidade do ambiente em que estão inseridos, para que assim possa incentivar que a criança cultive uma consciência planetária desde os seus primeiros contatos com a escola, pois é ali que irá se tornar um formador de opiniões, um sujeito que poderá ou não contribuir para a preservação do bem essencial para a vida, que são as fontes de água. Desta forma, constatou-se que a prática docente ocorre de forma diferenciada conforme as concepções dos envolvidos, de fato, a que prevalece é abordagem que faz o uso da contextualização, o que é um fator importante devido à realidade encontrada.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação ambiental
Conservação da natureza
Mãe do Rio, Rio
Escolas públicas
Ensino fundamental
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoAmbientalPratica.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons