Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/479
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Aprendizagem desenvolvimento e motivação : um olhar a partir da concepção de Vygotsky.
metadata.dc.creator: VIEIRA, Leneane Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Tânia Suely Nascimento
Issue Date: 2017
Citation: VIEIRA, Leneane Ribeiro. Aprendizagem desenvolvimento e motivação: um olhar a partir da concepção de Vygotsky. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/479. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Em nossos dias cada vez mais vemos alunos desmotivados em uma sala de aula, a escola parece um castigo a eles, cada informação, ensinamento passa depois da prova, isso é, se passarem na prova. Então o que vemos no cenário atual são alunos fazendo a obrigação de ir até a escola e o professor “depositar” conhecimento. Simples assim. Pelo menos parece, não é verdade? Não. Não é verdade. O que a escola não tem acordado é que que a motivação do aluno se dá pela intervenção escolar, com espaços de interação, mediadas pelo professor no para que esse aluno possa alcançar seu potencial. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais as reais possibilidades de metodologias de ensino são mais adequadas para estimular a motivação da aprendizagem na escola. A pesquisa é bibliográfica, baseada na análise de conteúdo do livro de Marta Kohl, “Desenvolvimento e Aprendizagem: um olhar a partir de Vygotsky” onde trago também alguns “recortes” do livro de Rubem Alves “A escola que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir” tendo como caráter qualitativo. E após a pesquisa entende-se que segundo Vygotsky, é de suma importância utilizar estratégias de ensino baseadas em sua linha de pensamento, onde se é possível utilizar todos os processos que de fato dão base para que se tenha uma aprendizagem significativa.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Motivação
Interação
Estratégias de ensino
Aprendizagem
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AprendizagemDesenvolvimentoMotivacao.pdf445,31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons