Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4720
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 24-Aug-2020
Title: Os Transportes individuais de passageiros nos centros sub-regionais: a regulamentação dos serviços de transporte público individual (táxi) e transporte remunerado privado individual de passageiros (aplicativos de mobilidade) no município de Paragominas
Creator: COSTA, Deryck Amaral da
First advisor: MAGALHÃES, Breno Baía
Citation: COSTA, Deryck Amaral da. Os Transportes individuais de passageiros nos centros sub-regionais: a regulamentação dos serviços de transporte público individual (táxi) e transporte remunerado privado individual de passageiros (aplicativos de mobilidade) no município de Paragominas. Orientador: Breno Baía Magalhães. 2020. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Direito, Instituto de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4720. Acesso em:.
Resumo: Tendo em vista que a introdução de inovações tecnológicas tem alterado o modo como fazemos diversas atividades do cotidiano, como solicitar um transporte, pesquisa-se sobre regulamentação dos transportes urbanos, a fim de verificar como os municípios, caracterizados como centros sub-regionais, especificadamente Paragominas, atuam na regulamentação dos serviços de transporte público individual (táxis) e transporte remunerado privado individual de passageiros (aplicativos de mobilidade) e possíveis lesões à direitos. Para tanto, é necessário analisar a Política Nacional de Mobilidade Urbana, estudar os limites e repercussões dos transportes individuais e verificar a prestação e funcionamento dos serviços de transporte individual no Município de Paragominas. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica e documental com artigos científicos, notícias e legislação. Diante disso, verifica-se que a Política Nacional de Mobilidade Urbana apresenta diretrizes e conceitos para o transporte nos municípios, as inovações tecnológicas contribuem para um mercado concorrente e a regulamentação de transporte urbano nos centros sub-regionais está em desenvolvimento ou é omissa, o que impõe a constatação de que a não regulamentação do transporte urbano nos centros sub-regionais causa lesão à direitos fundamentais.
Abstract: The introduction of technological innovations has changed the way we execute various daily activities, such as requesting a transportation. Given this, the research about urban transport regulations is important, in order to verify how the municipalities, characterized as sub-regional centers, specifically Paragominas, regulate the individual public transport services (taxis) and private individual transport of passengers (ridesourcing services) and possible injuries to rights. Therefore, it is necessary to analyze the National Policy of Urban Mobility (NPUM), responsible for the study of limits and repercussions of individual transport and also verifies the provision and functioning of individual transport services in the Municipality of Paragominas. Thus, a bibliographical and documentary research was executed with scientific articles, news and legislation. Consequently, this paper conclude that the NPUM presents guidelines and concepts for transport in the municipalities, as well as technological innovations contribute to a competing market and the regulation of urban transport in sub-regional centers is under development or has failed, which confirms the finding that the absence of urban transport regulation in sub-regional centers causes damage to fundamental rights.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Keywords: Transporte urbano
Regulamentação
Táxi
Uber
Paragominas
Urban transport
Regulation
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível na internet via SAGITTA
Appears in Collections:Faculdade de Direito - FAD/ICJ

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TransportesIndividuaisPassageiros.pdf5,17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons