Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/469
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Eula Regina Lima-
dc.creatorOLIVEIRA, Samantha Raphaella dos Santos-
dc.date.accessioned2018-05-10T19:24:34Z-
dc.date.available2018-05-10T19:24:34Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Samantha Raphaella dos Santos. Discalculia: particularidades que dificultam o aprendizado de matemática no ensino fundamental/9. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/469. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/469-
dc.description.resumoO presente trabalho tem uma visão voltada para o estudo da discalculia, transtorno esse que se faz presente em todos os níveis escolares, mas especificamente no ensino fundamental, onde podem ser observados os primeiros indícios, quando os mesmos perpassam pela aprendizagem de matemática. Apresenta um direcionamento na observação das características e posterior diagnóstico devido serem de suma importância para que a intervenção pedagógica ocorra o mais cedo possível na vida do educando e consequentemente tenha mais possibilidade de tratamento e que possa ser incluído na sociedade com melhor perspectiva de uma vida produtiva. Entendo que a escola, através dos educadores e os pais, como também a sociedade sejam responsáveis por este processo de inclusão, pois o direito à educação é universal inclusive para os portadores de deficiências onde a discalculia não poderia ser diferente dentro deste contexto. Os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão se fazem necessários na vida de um educando que apresente os transtornos da discalculia, pois só assim o mesmo terá oportunidade de aprender matemática. Desse modo, o não cumprimento destas etapas o tornaria excluso dentro de uma sociedade capitalista que utiliza os números nas mais elementares e mais complexas operações de matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2018-05-10T19:23:55Z No. of bitstreams: 2 TCC_DiscalculiaParticularidadesDificultam.pdf: 867179 bytes, checksum: d54bcf210e1c364e71c4854f1606137d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2018-05-10T19:24:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_DiscalculiaParticularidadesDificultam.pdf: 867179 bytes, checksum: d54bcf210e1c364e71c4854f1606137d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-10T19:24:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_DiscalculiaParticularidadesDificultam.pdf: 867179 bytes, checksum: d54bcf210e1c364e71c4854f1606137d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerstmann, Sindrome dept_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleDiscalculia : particularidades que dificultam o aprendizado de matemática no ensino fundamental/9pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DiscalculiaParticularidadesDificultam.pdf846,85 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons