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https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4696
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Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo |
Issue Date: | 25-Mar-2022 |
Title: | Participação social: a cultura, a arte e a ciência integradas como ferramentas de regularização fundiária e prevenção de conflitos |
Creator: | BARRADAS, Maria de Lourdes Gomes![]() |
First advisor: | SANTOS, Myrian Silvana da Silva Cardoso Ataíde dos![]() |
First co-advisor : | NASCIMENTO, Durbens Martins![]() |
Citation: | BARRADAS, Maria de Lourdes Gomes. Participação social: a cultura, a arte e a ciência integradas como ferramentas de regularização fundiária e prevenção de conflitos. Orientadora: Myrian Silvana da S. C. Ataíde dos Santos. 2022. [21 f.]. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Aplicadas à Regularização Fundiária e Prevenção de Conflitos Socioambientais, Habitacionais e Sanitários: Rede Amazônia) – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4696. Acesso em:. |
Resumo: | As práticas de participação social convencionais nos processos de Regularização Fundiária Urbana sempre foram alvo de reflexão sobre a efetividade da participação da comunidade em seus processos e até que ponto essa participação permitia a interferência ou a inclusão dos anseios da população nos projetos urbanísticos ou socioambientais construídos nestes. O presente trabalho trata da análise das práticas de integração entre cultura e arte articulados ao conhecimento científico, como meio de diálogo e participação social no debate do Direito à Cidade, desenvolvido através da observação participante nas várias atividades por nós acompanhadas nos diferentes projetos executados pela Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará, sendo os mesmos: Projeto Moradia Cidadã, Projeto Meu Endereço e Projeto de Regularização Fundiária Urbana desenvolvido pelo Programa Rede Amazônia: morar, conviver e preservar, no intuito de balizar o uso de ferramentas multilinguagens como método de fomento ao protagonismo social nas etapas da Regularização Fundiária Urbana. Palavras-chave: Participação Social, Regularização Fundiária, Cultura e Arte, Ferramentas de Multilinguagens. |
Abstract: | The conventional social participation practices in the Urban Land Regularization processes have always been the target of reflection about the effectiveness of the community participation in their processes and to what extent such participation allowed the interference or the inclusion of the population's wishes in the urbanistic or socio-environmental projects built in them. The present work deals with the analysis of the practices of integration between culture and art articulated to scientific knowledge, as a means of dialogue and social participation in the debate on the Right to the City, developed through participant observation in the several activities we have followed in the different projects executed by the Land Regularization Committee of the Federal University of Pará, which are: Moradia Cidadã Project, My Address Project and Urban Land Regularization Project developed by the Amazon Network Program: to live, live together and preserve, in order to mark the use of multilingual tools as a method to foster social protagonism in the stages of Urban Land Regularization. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
Keywords: | Participação Social Regularização fundiária Cultura Arte Ferramentas de multilinguagens |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu - PPGLS/NAEA |
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Artigo_ParticipacaoSocialCultura.pdf | 829,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
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