Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/469
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Discalculia : particularidades que dificultam o aprendizado de matemática no ensino fundamental/9
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Samantha Raphaella dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 2017
Citation: OLIVEIRA, Samantha Raphaella dos Santos. Discalculia: particularidades que dificultam o aprendizado de matemática no ensino fundamental/9. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/469. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem uma visão voltada para o estudo da discalculia, transtorno esse que se faz presente em todos os níveis escolares, mas especificamente no ensino fundamental, onde podem ser observados os primeiros indícios, quando os mesmos perpassam pela aprendizagem de matemática. Apresenta um direcionamento na observação das características e posterior diagnóstico devido serem de suma importância para que a intervenção pedagógica ocorra o mais cedo possível na vida do educando e consequentemente tenha mais possibilidade de tratamento e que possa ser incluído na sociedade com melhor perspectiva de uma vida produtiva. Entendo que a escola, através dos educadores e os pais, como também a sociedade sejam responsáveis por este processo de inclusão, pois o direito à educação é universal inclusive para os portadores de deficiências onde a discalculia não poderia ser diferente dentro deste contexto. Os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão se fazem necessários na vida de um educando que apresente os transtornos da discalculia, pois só assim o mesmo terá oportunidade de aprender matemática. Desse modo, o não cumprimento destas etapas o tornaria excluso dentro de uma sociedade capitalista que utiliza os números nas mais elementares e mais complexas operações de matemática.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Gerstmann, Sindrome de
Dificuldade de aprendizagem
Discalculia
Matemática - Ensino fundamental
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DiscalculiaParticularidadesDificultam.pdf846,85 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons