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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Modelagem, identificação e projeto de controladores digitais para controle de um motor de corrente contínua
metadata.dc.creator: MACEDO, Gláucia Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Cleison Daniel
metadata.dc.contributor.advisor-co1: TEIXEIRA, Raphael Barros
Issue Date: 28-Jun-2012
Citation: MACEDO, Gláucia Alves. Modelagem, identificação e projeto de controladores digitais para controle de um motor de corrente contínua. Orientador: Cleison Daniel Silva. 2012. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2012. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/465. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho a seguir irá apresentar estratégias de projeto de controladores digitais aplicados à regulação de velocidade para um motor de corrente contínua existente no Laboratório da WEG da Universidade Federal do Pará – Campus de Tucuruí. Inicialmente é realizado e apresentado experimentos que definem os parâmetros para identificar a dinâmica do motor para controle de velocidade no eixo do rotor, em função da tensão aplicada nos terminais de armadura do motor. Após definir o modelo matemático que representa a dinâmica do motor CC, é realizado um breve estudo para projeto de controladores digitais proporcional-integral (PI), proporcional-integral-derivativo (PID) e o RST. A estratégia adotada para os controladores PI e PID foi o método do Lugar Geométrico das Raízes (LGR), que permite determinar os pólos de malha fechada do sistema a partir dos pólos e zeros de malha aberta, em função do ganho do sistema. Um estudo teórico sobre o LGR e a estrutura RST é realizado. Em seguida os controladores são projetados conforme as especificações previamente determinadas. O sistema com cada controlador é simulado, e a resposta é obtida para análise e discussão do desempenho do sistema a partir dos controladores projetados.
Abstract: The following work will present design strategies of digital controllers applied to speed regulation for a DC motor from WEG existing at the Laboratory of the Universidade Federal do Pará - Campus Tucuruí. Initially, experiments are performed and presented on parameters to identify the nature of engine speed control rotor axis as a function of applied voltage at the terminals of the motor armature. After defining the mathematical model that represents the dynamics of the DC motor, we conducted a brief study for design of digital controllers proportional-integral (PI), proportional-integral-derivative (PID) and RST. The strategy for PI and PID controllers is the method of the locus of the roots (LGR), which determines clusters of closed-loop system from the poles and zeros of open loop gain as a function of the system. A theoretical study on the structure and LGR RST is performed, then the controllers are designed according to predetermined specifications. The system is simulated with each controller, and the response is obtained for analysis and discussion of system performance from the designed controllers.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA
Keywords: Máquinas elétricas - Corrente contínua
Motores elétricos de corrente contínua
Controladores digitais
Reguladores (Máquinas)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Elétrica - FEE/CAMTUC

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