Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 23-Aug-2022
Title: O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação.
Creator: BATISTA, Maria Sineia da Silva
First advisor: ROZAL, Edilene Farias
Citation: BATISTA, Maria Sineia da Silva. O professor de matemática do ensino fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da educação. Orientadora: Edilene Farias Rozal. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Capanema, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4589. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral apresentar como o professor de Matemática se relaciona com as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática no nível fundamental de ensino. Através de uma abordagem bibliográfica, este trabalho de conclusão de curso, intitulado “O professor de matemática do Ensino Fundamental II: reflexões sobre os desafios e as dificuldades do ciclo básico da Educação”, permeiam pelos caminhos difíceis que o professor enfrenta no momento de ministrar a aula, durante a construção do seu planejamento até a sua prática em sala de aula, alinhado a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) incluindo a interferência das condições do espaço físico da escola, assim como as questões pedagógicas, de entendimento, de conceitos, de competências e habilidades. A pesquisa, de cunho bibliográfico, conta com citações de diversos autores, como: Dário Fiorentini, Maria Ângela Miorin, Westerley Antonio Santos, Maria Isabel Cunha, dentre outros da área da educação que estudam sobre os desafios e refletem sobre as melhorias na profissão de professor. O trabalho apresenta as reflexões de como se constroem, com base na implementação do currículo nacional, o aprendizado da matemática nas escolas e seus impasses quando implantados na prática. Diante disso, percebemos que a construção do currículo nacional tem base nas experiências práticas dos alunos no seu cotidiano aliado à realidade vivenciada.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Professor de Matemática
BNCC
Desafios e dificuldades
Type of access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProfessorMatematicaEnsino.pdf675,34 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons