Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4582
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 30-May-2022 |
Title: | Uma proposta de ensino das 3 Leis de Newton: a Taxonomia de Bloom Revisada e o Phet Simulation |
Creator: | SOUZA, Breno do Rosário de![]() |
First advisor: | SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da![]() |
Citation: | SOUZA, Breno do Rosário de. Uma proposta de ensino das 3 Leis de Newton: a Taxonomia de Bloom Revisada e o Phet Simulation. Orientador: Carlos Alberto Brito da Silva Júnior. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4582. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho propõe o ensino das 3 leis de Newton com base em um sistema hierárquico (taxonomia de Bloom revisada) de níveis de cognição, classificando em objetivos os processos de aprendizagem, aliado ao PhET Interactive Simulation, uma simulação interativa disponível gratuitamente na internet, amplamente estudado e utilizado por profissionais da educação. Os motivos que direcionam o trabalho partem de um questionário aplicado com professores de várias regiões do Brasil, que possibilita avaliar e observar problemas educacionais relacionados ao ensino tradicional e o baixo rendimento escolar, dessa forma o trabalho visa a partir das referências estudadas propor um aprendizado dinâmico, lúdico, significativo, reflexivo e ao mesmo tempo crítico. |
Abstract: | This work proposes the teaching of Newton's 3 laws based on a hierarchical system's (revised Bloom taxonomy)of levels of cognition, classifying learning processes into objectives, combined with PhET Interactive Simulation, an interactive simulation freely available on the internet, widely studied and used by education professionals. The reasons that guides this work start from a questionnaire applied with teachers from various regions of Brazil, which makes it possible to evaluate and observe educational problems related to traditional teaching and low school performance, in this way the work thus based from the references studied, this work offers a dynamic, playful, meaningful, reflective as well as critical learning. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO |
Keywords: | 3 Leis de Newton Taxonomia de Bloom Revisada Phet Interactive Simulation Aprendizado dinâmico Newton's 3 Laws Revised Bloom's Taxonomy Dynamic learning |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | Disponível na internet via Sagitta |
Appears in Collections: | Curso de Física - CANAN |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_PropostaEnsinoLeis.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License