Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4566
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 16-Jun-2021
Title: Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica
Creator: PINTO, Letícia Yasmin Jacques
First advisor: SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos
Citation: PINTO, Letícia Yasmin Jacques. Uso da abordagem de ensino CTSA como proposta no ensino de Biologia na educação básica. Orientador: Marcio Antonio Raiol dos Santos. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4566. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho monográfico possui como objetivo apresentar a abordagem CTSA (ciência/tecnologia/sociedade/ambiente) como proposta facilitadora para o ensino de biologia na educação básica. Consiste em um trabalho teórico de cunho qualitativo em que a literatura acerca da educação básica, currículo de ciências e CTSA foram analisadas. Com a análise da literatura percebemos que a carência científica na educação é, principalmente, decorrente do distanciamento entre o conhecimento científico e a realidade do aluno, e apontamos a necessidade de estimular a reflexão e o debate de assuntos problemáticos, pois esses são imprescindíveis para a formação cidadã e criticidade no aluno. Nesse cenário conclui-se a importância da implementação de abordagens de ensino que incentivem a reflexão e o debate, como a CTSA, no currículo de biologia na educação básica, com vistas a melhorar o processo de ensino-aprendizagem e formar cidadãos que possam atuar ativamente na sociedade em que vivem. Ademais, a CTSA auxilia na disseminação da ciência e não se restringe ao ensino de biologia, desta forma é essencial a necessidade de mais estudos que analisem em diferentes áreas e níveis de formação.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Keywords: Biologia - estudo e ensino
Educação básica
Ensino - metodologia
Tecnologia educacional
Prática de ensino
Type of access: Acesso Aberto
Source: Disponível na internet via correio eletrônico: bibbiologicas@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UsoAbordagemEnsino Letícia PINTO FINAL.docx (1).pdf588,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons