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https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4552
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Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 14-Feb-2020 |
Title: | Análise da viabilidade técnica da utilização do resíduo de polipropileno como agregado miúdo reciclado para produção de pavers |
Creator: | SOUSA, Cleomar Silva de |
First advisor: | SOUZA, Grazielle Tigre de![]() |
Citation: | SOUSA, Cleomar Silva de. Análise da viabilidade técnica da utilização do resíduo de polipropileno como agregado miúdo reciclado para produção de pavers. Orientadora: Grazielle Tigre de Souza. 2020. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4552. Acesso em:. |
Resumo: | Com o aumento da qualidade de vida da população a demanda por consumo de produtos também aumenta, e com ela, o descarte e a geração desenfreada de resíduos que tanto poluem o meio ambiente. Desses resíduos, tem-se destacado os plásticos industriais e pós-consumo, na forma de embalagens, brinquedos, tampas, entre outros, dos quais grande parte é constituído de polipropileno (PP), atualmente o segundo polímero sintético mais comercializado no mundo e o de maior demanda de mercado no Brasil. Com isso, este trabalho buscou analisar a viabilidade da utilização do resíduo de polipropileno reciclado (RPP) como substituto parcial do agregado miúdo natural para a produção de peças de pavimento intertravado (pavers) utilizados na construção civil. Para tanto, foram avaliadas propriedades físicas e mecânica das peças, como resistência à compressão, avaliação dimensional, absorção de água, índice de vazios e massa específica. Isso consoante a execução de quatro traços, sendo um de referência, dosado apenas com agregados naturais, e outros três, com substituições de 3%, 6% e 9%, em massa, de RPP, nomeados, respectivamente, de RPP0, RPP3, RPP6 e RPP9. Os resultados mostraram que a inserção de RPP no concreto influenciou na resistência à compressão dos pavers, de modo que à medida que se aumentou o teor de substituição, reduzia-se os ganhos de resistência; nenhum dos traços atendeu à resistência mínima exigida pela NBR 9781 (ABNT, 2013), que preconiza um mínimo de 35 MPa. Em relação à avaliação dimensional, a maior variação se deu na espessura. As absorções das peças dos quatro traços ficaram dentro do limite exigido por norma, na qual os teores de substituição influenciaram de forma não linear, tal como ocorreu para o índice de vazios. Estes ficaram entre 9,35% (RPP0) e 20,16% (RPP6), sendo considerados valores adequados pela literatura. Já no ensaio de massa específica, houve melhora nesse parâmetro, visto que a massa específica diminuiu e, consequentemente, as peças ficaram mais leves. A utilização de RPP como substituto parcial do agregado miúdo natural para a produção de pavers pode ser considerada tecnicamente viável para ambientes com tráfego limitado como passeios públicos, praças, calçadas e ciclovias representando uma alternativa que contribui para a sustentabilidade na construção civil. |
Abstract: | With the increase in the quality of life of the population, the demand for consumption of products also increases, and with it, the disposal and the rampant generation of waste that pollute the environment so much. Of these residues, industrial and post-consumer plastics have stood out, in the form of packaging, toys, lids, among others, of which a large part is made of polypropylene (PP), currently the second most commercialized synthetic polymer in the world and the with the greatest market demand in Brazil. Thus, this work sought to analyze the feasibility of using recycled polypropylene waste (RPP) as a partial substitute for the natural fine aggregate for the production of interlocking pavement pieces (pavers) used in civil construction. For this, physical and mechanical properties of the parts were evaluated, such as compressive strength, dimensional evaluation, water absorption, voids index and specific mass. This depends on the execution of four traces, one of which is a reference, dosed only with natural aggregates, and the other three, with substitutions of 3%, 6% and 9%, by mass, of RPP, named, respectively, RPP0, RPP3, RPP6 and RPP9. The results showed that the insertion of RPP in the concrete influenced the compressive strength of the pavers, so that as the substitution content was increased, the strength gains were reduced; none of the lines met the minimum resistance required by NBR 9781 (ABNT, 2013), which recommends a minimum of 35 MPa. Regarding the dimensional evaluation, the greatest variation was in thickness. The absorptions of the pieces of the four traces were within the limit required by the standard, in which the substitution levels influenced non-linearly, as occurred for the voids index. These were between 9.35% (RPP0) and 20.16% (RPP6), being considered adequate values by the literature. In the specific mass test, there was an improvement in this parameter, since the specific mass decreased and, consequently, the parts became lighter. The use of RPP as a partial substitute for the natural fine aggregate for the production of pavers can be considered technically feasible for environments with limited traffic such as public sidewalks, squares, sidewalks and cycle paths, representing an alternative that contributes to sustainability in civil construction. |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO |
Keywords: | Resíduo Substituição Polipropileno Pavimento intertravado Sustentabilidade Residue Substitution Polypropylene Interlocking pavement Sustainability |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC |
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