Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/455
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Violência escolar : sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal
metadata.dc.creator: ARAÚJO, Maira Monique da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: RAMOS, João Batista Santiago
Issue Date: 2017
Citation: ARAÚJO, Maira Monique da Silva. Violência escolar: sobre métodos e atitudes utilizadas por professores do ensino fundamental menor em uma escola do município de Castanhal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/455. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo de verificar os desafios enfrentados por professores com relação à violência na escola, com a perspectiva de teóricos referência no assunto como, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Edward Lorenz e Hannah Arendt, e também reflexões sobre a formação de professores utilizando como referenciais estudiosos como Theodor Adorno e Marcelo García, sendo realizada uma pesquisa que assume a abordagem qualitativa com foco na capacitação de professores para lidar com situações de violência do cotidiano escolar, utilizando-se assim de entrevista com professores de series iniciais de uma escola municipal de Castanhal, mas precisamente do 2º ao 5º ano. Os resultados da pesquisa demonstram o pensamento e a visão dos professores atuantes em relação á formação e no lidar com situações de violência com crianças. Pensamento esses que destacam que este trabalho contribuirá de maneira significativa para o desenvolvimento de futuros educadores com o anseio de pesquisar e de se debruçar sobre o assunto; além de contribuir para a melhoria no trabalho das instituições com altos índices de violência e para a sociedade em si para que perceba e entenda que é função de todo e qualquer ser ensinar bons comportamentos e aconselhar a criança. Contudo os pais são quem possuem a responsabilidade principal, os comportamentos das crianças devem ser vistos e revistos no ambiente familiar pelos pais e/ou responsáveis para que casos de violência não aconteçam dentro das instituições de ensino.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Violência na escola
Professores de ensino fundamental
Castanhal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ViolenciaEscolarMetodos.pdf470,82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons