Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/454
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica
metadata.dc.creator: SANTOS, Wiviane Carneiro dos
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 8-May-2017
Citation: SANTOS, Wiviane Carneiro dos. Educação infantil e planejamento pedagógico: uma revisitação teórica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/454. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica com a temática Educação Infantil e Planejamento Pedagógico: uma revisitação teórica, estando dividido em dois tópicos, a saber: a infância no Brasil: recortes de percalços e lutas, que apresenta em linhas gerais a história da criança no Brasil e a luta pelo direito a educação, tendo como eixo de debate os autores: Azevedo e Sarat (2015), Santana (2011, 2014), Silva e Francischini (2012), Kuhlmann (2000), Kramer (2006), Campos et al (2006) e marcos legais. O segundo aborda: um olhar sobre o planejamento na educação infantil, sendo discutidas as dificuldades e os avanços que o planejamento pedagógico proporcionou aos educadores, o texto também debate a importância do mesmo na rotina da educação infantil. Os autores destacados para esses diálogos são: Menegolla (2010), Júnior (2007), Ostetto, (2012), Kramer (2003, 2004), Junqueira Filho (2013), Formozinho (2008). A pesquisa estreitou a relação entre a educação infantil e planejamento no trabalho pedagógico com as crianças pequenas, reconhecendo que esse elo favorece a garantia da qualidade na educação infantil e o respeito pela criança enquanto cidadão de direito.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação infantil
Planejamento educacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoInfantilPlanejamento.pdf777,04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons