Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4526
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 26-May-2021 |
Title: | Lúdico no processo de ensino-aprendizagem da Biologia: possibilidades para o conteúdo dos artrópodes |
Creator: | CORDOVIL, Estefany Santos![]() |
First advisor: | SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos![]() |
Citation: | CORDOVIL, Estefany Santos. Lúdico no processo de ensino-aprendizagem da Biologia: possibilidades para o conteúdo dos artrópodes. Orientador: Marcio Antonio Raiol dos Santos. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4526. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho monográfico, construído por meio de pesquisa teórica de cunho bibliográfico, possui como objeto de discussão a ludicidade enquanto dinamizador no processo de ensino – aprendizagem na Biologia com possibilidades para o conteúdo dos artrópodes. Á vista disso, a pesquisa objetiva identificar quais as possibilidades do lúdico para o conteúdo de artrópodes no ensino médio, na perspectiva da parte diversificada do currículo, em virtude de que o estudo apresenta um caráter relevante por ser pertencer a uma região amazônica, local com ampla diversidade de animais que precisam ser protegidos e desmitificados, e de diferentes povos, como quilombola, ribeirinho, urbano e indígena. Outro ponto de destaque é poder contribuir na formação dos professores na busca por um caráter plural de ações educativas na escola para os alunos. O processo metodológico contou com a análise das pesquisas teóricas que abordavam as temáticas da Educação básica no Brasil, o estudo do currículo no campo escolar, bem como a ludicidade e o ensino de Biologia. Os resultados apontam a existência de muitos estudos com discussões sobre as temáticas abordadas, mas em relação ao documento curricular do estado do Pará, no que tange a realidade concreta do conteúdo dos artrópodes, é necessário destacar que ainda não existe. Mesmo assim, visualizamos por meio das pesquisas teóricas que há possibilidades do lúdico ser dinamizador no ensino de artrópodes, além de ser um indicador para melhoria e avanço na qualidade da educação, aliado à parte diversificada do currículo. Diante disso, concluímos que os trabalhos sobre ludicidade no ensino dos artrópodes estão em ascensão e ainda são necessários novos estudos para obter os resultados práticos na realidade em sala de aula. Por isso, destacamos a importância da realização de novas discussões sobre o estudo do currículo nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, na perspectiva de melhoria no processo de construção das dinâmicas de ensino para os alunos e de contribuições para formação dos professores. |
Abstract: | This monographic work, built through bibliographical theoretical research, has as object of discussion the playfulness as a dynamizer in the teaching process – learning in Biology with possibilities for the content of arthropods. In view of this, the research aims to identify what are the possibilities of play for the content of arthropods in high school, from the perspective of the diversified part of the curriculum, since the study has a relevant character because it belongs to an Amazon region, a place with wide diversity of animals that need to be protected and demystified, and of different peoples, such as quilombola, riverside, urban and indigenous peoples. Another highlight is being able to contribute to the training of teachers in the search for a plural character of educational actions at school for students. The methodological process included the analysis of theoretical research that addressed the themes of Basic Education in Brazil, the study of the curriculum in the school field, as well as playfulness and the teaching of Biology. The results indicate the existence of many studies with discussions on the themes addressed, but in relation to the curriculum document of the state of Pará, with regard to the concrete reality of the content of arthropods, it is necessary to emphasize that it does not exist yet. Even so, we visualized through theoretical research that there are possibilities for playfulness to be a dynamizer in the teaching of arthropods, in addition to being an indicator for improvement and advancement in the quality of education, together with the diversified part of the curriculum. In view of this, we conclude that work on playfulness in the teaching of arthropods is on the rise and further studies are still needed to obtain practical results in reality in the classroom. Therefore, we emphasize the importance of carrying out new discussions on the study of the curriculum in Biological Sciences degree courses, with a view to improving the process of building teaching dynamics for students and contributing to teacher education. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Keywords: | Jogos educativos Jogos no ensino de Ciências Estratégias de aprendizagem Educação básica Artrópodes |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibbiologicas@ufpa.br |
Appears in Collections: | Faculdade de Ciências Biológicas - FCBIO/ICB |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LudicoProcessoEnsino.pdf | 858,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License