Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4519
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 2-Sep-2022 |
Title: | Ensino da matemática na pandemia: desafios e estratégias no ensino fundamental na cidade de Acará-PA |
Creator: | CONCEIÇÃO, Neilton José Vaz da COSTA, Daiana Fôro da |
First advisor: | BARROS, Osvaldo dos Santos![]() |
Citation: | CONCEIÇÃO, Neilton José Vaz da; COSTA, Daiana Fôro da. Ensino da matemática na pandemia: desafios e estratégias no ensino fundamental na cidade de Acará-PA. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4519. Acesso em:. |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar os desafios e dificuldades enfrentadas pelos professores de matemática nas séries finais do ensino fundamental na cidade de Acará durante a Pandemia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, delineada a partir da modalidade estudo de caso, dando destaque a reestruturação e adequação realizada pelos docentes para trazer uma educação de qualidade durante a pandemia do Coronavírus. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa, surgiu devido às dificuldades e desafios que os professores tiveram que superar para desenvolverem o processo de ensino-aprendizagem em um ano atípico, onde as escolas foram desautorizadas a continuar as atividades presenciais. Participaram do estudo cinco professores que faziam parte do corpo docente da disciplina de matemática em quatro escolas que atendem o ensino fundamental de sexto ao nono ano na cidade de Acará. Optamos pela formulação de um questionário para coleta dos dados da pesquisa, buscando reunir elementos relacionados ao foco da pesquisa, como os desafios e estratégias do professor para o planejamento da disciplina nesse período, as ferramentas utilizadas para lhe auxiliar na prática de ensino, as estratégicas pedagógicas escolhidas a fim de adaptarem-se e reinventarem-se nesse novo modelo de ensino. A produção dos dados mostrou a importância e a viabilidade desse trabalho. Sendo assim, após a realização da análise dos dados, foi possível reconhecer a realidade vivenciada por esses professores durante a realização das aulas de matemática de forma remota que estava sendo desenvolvida desde o ano de 2020, possibilitando compreender a forma com que os educadores organizaram suas práticas, superando desafios e adquirindo novos conhecimentos que possibilitassem criar novas estratégias de ensino, podendo posteriormente ser inserido em suas metodologias, inovando as suas ações na docência. |
Abstract: | The present article aims to understand how was the process of adequation and adaptation in the pedagogical practices that elementary school mathematics teachers in the city of Acará-Pa had to adhere to during remote teaching.. This is a qualitative descriptive research, outlined from the case study modality, highlighting the restructuring and adaptation performed by teachers to bring a quality education during the Corona virus pandemic. The interest in developing the research work arose due to the difficulties and challenges that the teachers had to overcome to develop the teaching-learning process in an atypical year, when schools were not allowed to continue classroom activities. Participated in the study Five teachers who were part of the mathematics teaching staff in four schools that serve elementary schools from the sixth to the ninth grade in the city of Acará . We opted for the formulation of a questionnaire to collect the research data, seeking to gather elements related to the focus of the research, such as the teacher's challenges and strategies for planning the subject in this period, the tools used to help them in their teaching practice, and the pedagogical strategies chosen in order to adapt and reinvent themselves in this new teaching model. The production of data showed the importance and feasibility of this work. Thus, after performing the data analysis, it was possible to recognize the reality experienced by these teachers during the performance of mathematics classes remotely that was been developed since the year 2020, enabling to understand how educators organized their practices, overcoming challenges and acquiring new knowledge to create new teaching strategies, which can later be inserted into their methodologies, innovating their actions in teaching. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Keywords: | Ensino remoto Pandemia Matemática Estratégias de ensino Remote learning Pandemic Mathematics Teaching strategies |
Type of access: | Acesso Aberto |
Source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Matemática - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EnsinoMatematicaPandemia.pdf | 3,98 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License