Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4500
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 19-Jul-2022
Title: Sobre a cultura infantil de crianças da comunidade do Cujari, Abaetetuba-PA
Creator: PEREIRA, Ianny Cabral
First advisor: TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
Citation: PEREIRA, Ianny Cabral. Sobre a cultura infantil de crianças da comunidade do Cujari, Abaetetuba-PA. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4500. Acesso em:.
Resumo: Este estudo reflete a produção de crianças de uma comunidade rural de Abaetetuba-PA, com o objetivo de compreender a sua cultura infantil e demais processos de vida. Assim, a investigação abrangeu a questão norteadora: como se constitui a cultura infantil da comunidade do Cujari, em interlocução com o cotidiano do brincar e do interagir das crianças? A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico a partir de teóricos que discutem o tema tais como: Andrade et al (2016), Pojo et al (2020, 2022) e Freitas & Tuveri (2021) que tratam das infâncias na Amazônia; Brandão (1981, 2005, 2007, 2015) com sua contribuição sobre educação, crianças, interações; Borba (2007, 2006/2007) focalizando o brincar como experiência de cultura; Barbosa (2007, 2014), entre outros. Também, foi realizada pesquisa empírica com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pela pesquisa, constatamos que a cultura infantil da comunidade do Cujari é produzida a partir do cotidiano das crianças em estreito relacionamento com os adultos e com seus próprios pares e, no convívio com o seu lugar de vida e a natureza amazônica. Além disso, as interações das crianças do Cujari perpassam os espações sociais como a igreja, a escola, os campos, o rio Arienga, o igarapé, quintais, caminhos e ramais. Outro destaque nessa cultura é o brincar, partilhado por crianças, homens e mulheres, logo circula nos espaços da comunidade.
Abstract: This study reflects the production of children from a rural community in AbaetetubaPA, with the objective of understanding the children's culture of the Cujari community, Abaetetuba/PA. Thus, the investigation covered the guiding question: how is the children's culture of the Cujari community constituted, in dialogue with the daily play and interaction of children? The investigation with a qualitative approach involved the bibliographic deepening from theorists who discuss the topic such as: Andrade et al (2016), Pojo et al (2020, 2022) and Freitas & Tuveri (2021) who deal with childhood in the Amazon; Brandão (1981, 2005, 2007, 2015) with his contribution on education, children, interactions; Borba (2007, 2006/2007) focusing on playing as a cultural experience; Barbosa (2007, 2014), among others. Also, empirical research was carried out using observation, interview and photography. As part of the results obtained by the research, we found that the children's culture of the Cujari community is produced from the daily life of children in close relationship with adults and with their own peers and, in living with their place of life and the Amazonian nature In addition, the interactions of Cujari children permeate social spaces such as the church, school, fields, the Arienga river, the stream, backyards, paths and branches. Another highlight in this culture is playing, shared by children, men and women, and soon circulates in the spaces of the community.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Cultura infantil
Crianças amazônidas
Comunidade do Cujari
Children's culture
Amazonian children
Community of Cujari
Type of access: Acesso Aberto
Source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CulturaInfantilCriancas.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons